• 20 Setembro 2017

Gerência de Educação Fiscal faz reunião com parceiros para dinamizar a disseminação de cursos de Educação a distância

Parceiros do programa de educação fiscal do Estado da Paraíba se reuniram na Escola de Administração Tributária (ESAT) da Receita Estadual, em João Pessoa, para traçar o planejamento das ações para o ano de 2018 e do último trimestre deste ano. A reunião discutiu estratégias para dinamizar a temática na rede pública estadual com foco em professores, além da retomada de concursos com abordagem da temática educação fiscal, para alunos.

Uma das temáticas discutidas foi de como ampliar a adesão dos professores da rede pública estadual ao Programa semeando Sementes de Cidadania para realizarem os cursos, na modalidade EAD (Educação a Distância). Os cursos, que já foram integrados aos prêmios ‘Escola de Valor’ e ‘Mestres da Educação’, promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, estão incluídos neste ano na pontuação dos critérios de avaliação para premiar escolas e professores com o bônus adicional do 14º e do 15º salários, que se inscreverem e concluírem os cursos EAD, por meio do link  https://www3.receita.pb.gov.br/portalesat/semeandosementes/index.php

A gerente operacional de Educação Fiscal da Receita Estadual, Ciliana Nunes Gervázio, informou que a reunião de planejamento para o ano de 2018 e para o último trimestre deste ano serviu para retomar as ações e dinamizar ainda mais a oferta de cursos e concursos de estímulo à educação fiscal, que são oferecidos pelo portal da ESAT para órgãos e instituições parceiros, entre eles a Secretaria de Estado da Educação e a Delegacia da Receita Federal em João Pessoa.

O assessor técnico da Gerência de Recursos Humanos da Secretaria de Educação do Estado, Luismar Cândido Nascimento, afirmou que a pasta continuará parceira dos projetos, dos programas e das demais ações para educação fiscal. “Apesar de a reunião ter em mente a ações futuras para o calendário 2018, quero garantir aos estudantes, professores e trabalhadores da educação escolas que aguardem novidades para breve e de novas ações dentro do programa como parte da formação da educação fiscal e da intervenção pedagógica”, assegurou.

Para o técnico administrativo da Secretaria de Educação do Estado, Victor Ramon França Bezerra Souza, a parceria dos órgãos “é fundamental para reforçar os pontos que precisam de maior alavancagem, pois a temática é relevante para a educação pública e também para a sociedade que precisa se apropriar desses conhecimentos para ter uma consciência social mais clara e objetiva”.

Participantes da reunião - Participaram da reunião de planejamento a gestora executiva da ESAT, Elaine César, a gerente operacional de Educação Fiscal da Receita Estadual, Ciliana Gervázio, o assessor técnico da Gerência de Recursos Humanos da Secretaria de Educação do Estado, Luismar Cândido Nascimento, o técnico administrativo da Secretaria de Educação do Estado, Victor Ramon França Bezerra Souza, e da representante da Receita Federal em Assuntos Educacionais, Cristiane Patrícia de Oliveira Carvalho.

Pioneira no Estado - A ESAT é o órgão pioneiro da gestão estadual em oferecer cursos em plataforma virtual, na modalidade a distância, na esfera pública Estadual. A plataforma produz cursos para os auditores e servidores da Receita Estadual, mas também de interesse da sociedade com temáticas como educação fiscal, controle social e sustentabilidade por meio do Programa Semeando Sementes da Cidadania.

Desde o ano passado, a Receita Estadual, por meio da ESAT, ampliou as parcerias e convênios com outras entidades para produzir e possibilitar acesso aos cursos. Entre os parceiros estão a Secretaria de Estado da Educação, Receita Federal, Fórum de Combate à Corrupção (Focco), Conselho Regional de Contabilidade, Espep (Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba) e, mais recentemente, a Controladoria Geral do Estado (CGE).