Skip to content
  • 05 Junho 2023

Auditores fiscais da Sefaz-PB palestram sobre “Registro 1601 na EFD” nesta segunda-feira (5)

“Descomplicando o preenchimento do registro 1601 na EFD” é o tema que será abordado, nesta segunda-feira (5), às 9h da manhã, pelos auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Maria Helena Rolim e Ciro  Moreira de Melo, durante o evento “Café com Empresário” promovido pelo Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Paraíba (Sescon-PB).

 

O evento, que será realizado no auditório do Shopping Sebrae, no bairro dos Estados em João Pessoa, contará com a presença do presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas),  Daniel Coelho.

 

O QUE É O REGISTRO 1601 – O Registro 1601 na Escrituração Fiscal Digital (EFD) tem como objetivo identificar o valor total das operações realizadas pelo declarante por meio de instrumentos de pagamentos eletrônicos, discriminado por instituição financeira e de pagamento, integrante ou não do Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB (Convênio ICMS nº 134/2016).

 

SEFAZ-PB MUDA REFERÊNCIA – Em maio, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) prorrogou a obrigatoriedade do preenchimento do Registro 1601 na EFD. Em vez de ser a referência 01/2023 passou a ser, agora, a referência 07/2023 para o Registro 1601. A prorrogação foi publicada por meio da Portaria nº 00077/2023 no Diário Oficial Eletrônico (Doe-SEFAZ).

 

A prorrogação atendeu uma solicitação das entidades de classe dos contadores para uma necessidade de ajustes no sistema das empresas.

 

Com o intuito de simplificar o correto preenchimento do Registro 1601, o Núcleo de Declarações disponibilizou na página da Sefaz-PB (www.sefaz.pb.gov.br) uma orientação detalhada esclarecendo todas as principais dúvidas que foram encaminhadas ao setor pelos contribuintes, por meio do link https://www.sefaz.pb.gov.br/images/docs/downloads/declaracao/Orienta%C3%A7%C3%A3o_Registro_1601_da_EFD_Atualizado.pdf
Voltar ao topo