• 13 Outubro 2022

“Descomplicando o SPED” é tema de palestra na Agência do Sebrae Sul nesta quinta-feira (13) à noite

“Descomplicando o SPED” será tema, nesta quinta-feira (13), às 19h, de palestra para contadores e interessados no auditório do Sebrae Sul, no Shopping Mangabeira, em João Pessoa. A temática, que será ministrada pela auditora tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Maria Helena Botelho, integra o Programa “Quintas do Conhecimento”, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB) em parceria com a Sefaz-PB.

Segundo a auditora Maria Helena Botelho, a palestra abordará, de forma objetiva, com ênfase em situações concretas como forma de facilitar o entendimento sobre “os principais conceitos sobre a EFD (Escrituração Fiscal Digital), bem como as principais inconsistências constantes nas declarações enviadas pelos contadores e verificadas pela Sefaz-PB, por meio das malhas”, resumiu.

Para auditora, “com a melhoria da qualidade das informações prestada pela empresa haverá um ganho para os profissionais contábeis que não mais cairão em malhas e autuações em virtude de erros ou falta de informação, bem como para o fisco que poderá realizar seus procedimentos de auditoria tendo como fonte informações completas e consistentes”.

Parceria da Sefaz-PB com CRC-PB – As palestras realizadas pela Sefaz-PB em parceria com o CRC-PB visam contribuir na capacitação e atualização dos profissionais contábeis do Estado da Paraíba.

Quem é a palestrante – A auditora tributária da Sefaz-PB, Maria Helena Botelho, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1999). É professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Facilitadora da Escola de Administração Tributária (ESAT-PB), Perita judicial à disposição do juízo  (Tribunal Regional Federal 5ª Região). Já lecionou nas faculdades Asper e UNIPÊ e atualmente atua como facilitadora de cursos de pós-graduação em auditoria nas faculdades FIP, Maurício de Nassau e Estácio. A auditora fiscal da Sefaz-PB atualmente exerce as suas funções no Núcleo de Declarações.