Volume maior de emissão de notas fiscais eletrônicas aponta elevação da atividade econômica

A atividade econômica na Paraíba voltou a aquecer na Paraíba em junho deste ano. A emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), um dos indicadores dos setores atacadistas/distribuidor e da indústria, cresceu 5,55% em junho sobre o mesmo mês do ano passado. No último mês, o número de NF-e emitidas atingiu 1,763 milhão, contra 1,670 milhão de junho do ano passado.

Além do mês de junho, que registrou o terceiro maior nível de emissão no primeiro semestre, outros dois meses de março (1,840 milhão) e de maio (1,771 milhão) apresentaram volumes maiores de emissão de notas fiscais eletrônicas. No acumulado do primeiro semestre, o volume de notas eletrônicas somaram 10,441 milhões de emissões. A média mensal do primeiro semestre ficou em 1,724 milhão de NF-e. Na Paraíba, mais de 12 mil estabelecimentos emitem regulamente NF-e.

As emissões de NF-e crescem por meio de vendas de atacadistas e de indústrias com inscrição estadual na Paraíba para varejistas. Como todas as empresas já foram credenciadas pela Receita Estadual na NF-e, o crescimento de emissão é um dos termômetros de aquecimento da atividade econômica. O comportamento da arrecadação do ICMS em junho nos setores atacadistas e da indústria também  cresceram no mesmo patamar de emissões de NF-e, reforçando o aquecimento atividade econômica, mesmo em cenário recessivo no âmbito nacional.