Skip to content

DECRETO Nº 44.573 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2023.

brasao paraiba
ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE ESTADO DA RECEITA

DECRETO Nº 44.573 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2023.
PUBLICADO NO DOE DE 15.12.2023

Dispõe sobre a concessão de isenção do ICMS nas operações com bens e mercadorias destinados às concessionárias e às autorizatárias de transporte ferroviário de cargas e passageiros, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 86, inciso IV, da Constituição do Estado, e tendo em vista o Convênio ICMS 120/23,


D E C R E T A:


Art. 1º Fica concedida isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS - incidente nas operações internas e interestaduais que destinem bens e mercadorias às concessionárias e às autorizatárias de transporte ferroviário de cargas e passageiros, inclusive quanto (Convênio ICMS 120/23):

I - à diferença entre as alíquotas interna e interestadual;

II - ao ICMS devido na importação de produtossem similar produzidosno País, cuja inexistência de similaridade será atestada por órgão federal competente ou por entidade representativa do setor produtivo de máquinas e equipamentos, com abrangência em todo o território nacional;

III - às prestações de serviços de transportes dos bens e mercadorias a que se refere o “caput” deste artigo.


Art. 2º Nas operações abrangidas pela isenção prevista neste Decreto, não será exigido o estorno do crédito do ICMSde que trata o art. 21 da Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996 (Convênio ICMS 120/23).


Art. 3º A fruição do benefício de que trata este Decreto fica condicionada:

I- à comprovação do efetivo emprego das mercadorias e bens nas respectivas redes ferroviárias de transporte;

II -que os bens e mercadorias estejam beneficiados com isenção ou alíquota zero dos Impostos de Importação ou sobre Produtos Industrializados;

III - que a parcela relativa à receita bruta decorrente das operações previstas nesteartigo esteja desonerada das contribuições do PIS/PASEP e COFINS.

Parágrafo único. A documentação fiscal que acompanhar a saída de mercadorias e bens com destino às concessionárias e às autorizatárias de transporte ferroviário de cargas e passageiros que trata este Decreto deve destacar, no campo informações complementares, a expressão “isento de ICMS, conforme Convênio ICMS nº 120, de 9 de agosto de 2023”.


Art. 4º O disposto neste Decreto não se aplica aos bens e mercadorias empregados na manutenção das redes ferroviárias.


Art. 5º A fruição dos benefícios de que trata este Decreto não confere direito à restituição ou à compensação de importâncias já recolhidas a qualquer título.


Art. 6º Caberá à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão promover os ajustes necessários para contemplar a concessão de crédito presumido prevista neste Decreto, sem que haja alteração do montante da renúncia fi scal prevista para o exercício de 2024.


Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024 até 31 de dezembro de 2032.


PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, em João Pessoa, 14 de dezembro de 2023; 135º da Proclamação da República.

 

 

JOÃO AZEVÊDO LINS FILHO
GOVERNADOR

 


Os Textos disponibilizados na Internet não substituem os publicados oficialmente, por determinação legal.

Voltar ao topo