Notícias
- 11 Dezembro 2015
Escola de Administração Tributária da Receita Estadual vence Prêmio ‘Ser Humano’ pelo segundo ano consecutivo
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Administração Tributária (ESAT), órgão da Secretaria de Estado da Receita, venceu o prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional da Paraíba, (ABRH-PB). A Escola, que concorreu também com outros órgãos estaduais e empresas o prêmio ‘Ser Humano’, ganhou com o projeto ‘ESAT Virtual’, na modalidade de educação corporativa de ensino à distância.
O prêmio da ABRH-PB será entregue no dia 9 de dezembro, às 19h30, em João Pessoa. Ao ganhar a premiação estadual, a ESAT também está habilitada para concorrer ao prêmio nacional na categoria.
Criada no final de 2012, a ESAT Virtual foi a pioneira em oferecer os cursos para os servidores públicos e auditores fiscais à distância entre os órgãos públicos estaduais.
Segundo o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, o segundo prêmio consecutivo da ESAT mostra que é “um resultado de uma administração realizada em equipe e de forma criativa por toda a equipe da ESAT, liderada por Elaine César, que vem demonstrando competência, empenho e capacidade administrativa exemplar naquele setor. Neste ano, investimos forte nessa área de qualificação à distância e o prêmio da ABRH-PB prova que estamos no caminho correto, pois a ESAT Virtual, que foi pioneira no Estado, é uma realidade na atual gestão há três anos. Os cursos têm mostrado que há uma interação muito forte com os servidores”, destacou.
Para a gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Receita Estadual, Elaine Carvalho César, a conquista do Prêmio Ser Humano “marca o reconhecimento de um trabalho, que desenvolveu um sistema de educação à distância com a equipe de servidores da própria casa, ou seja, a nossa solução foi caseira e tem sido aperfeiçoada a cada dia. Ganhar pela segunda vez consecutiva e com outro projeto é muito gratificante. Além de elevar a motivação da equipe, tem um sabor muito especial de ser reconhecido por uma entidade como ABRH-PB, pois concorremos com outros órgãos públicos e empresas privadas”, destacou.
Segundo Elaine, a educação à distância tem sido cada vez uma tendência, principalmente na educação corporativa das empresas. “A ESAT pensa na educação à distância como forma de minimizar as distâncias do nosso Estado, reduzir também os custos e, ao mesmo tempo, flexibilizar horários para cursos aos servidores, podendo oferecer o mesmo curso por diversas vezes e em períodos diferenciados, sem perda de qualidade. Além disso, os produtos criados e desenhados à distância são produzidos pelos próprios servidores, adequando à nossa realidade, mas busca também a eficiência, pois a ESAT preza pelo acompanhamento dos alunos/servidores, com a tutoria, com a frequência e a atividade realizada”, detalhou Elaine, acrescentando que atualmente a ESAT já realizou convênio com outras secretarias da Fazenda para intercâmbio de cursos à distância.
SOBRE A ESAT - A Escola de Administração Tributária (ESAT), vinculada ao Gabinete do Secretário de Estado da Receita, foi criada em 2007. A estrutura organizacional é dotada de autonomia administrativa e financeira. Os objetivos da escola são o ensino, a pesquisa, a extensão, a análise, a catalogação e a divulgação da Legislação Tributária e demais informações de interesse da arrecadação, fiscalização e tributação.