Notícias
- 11 Abril 2019
Secretário da Receita participa de evento sobre compartilhamento de dados de CPF e do RG
O secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, participou nesta quinta-feira (11), na sede da Receita Federal, em João Pessoa, do lançamento do projeto de um convênio para compartilhamento de informações na inscrição ou alteração de dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) na Carteira de Identidade (RG). O convênio, além facilitar e agilizar a vida do cidadão, será mais um meio importante de coibir fraudes e crimes contra a ordem tributária. O projeto foi desenvolvido pela Delegacia da Receita Federal em João Pessoa em conjunto com o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.
Com a medida, os cidadãos poderão já a partir do dia 25 de abril sair do órgão de identificação civil com a Carteira de Identidade já constando o CPF de forma automatizada, segundo informou o coordenador de Cadastro da Receita Federal do Brasil, Clovis Peres, que participou do evento. "O ganho do cidadão é enorme. O cidadão pode ir a um único lugar para resolver os seus dois principais documentos, que são RG e CPF. Essa é uma tendência mundial”, declarou o coordenador, apontando que o atendimento será mais amplo, com mais locais disponíveis para inscrever e emitir o CPF. Além de aumentar a agilidade, a medida também proporcionará mais segurança, pois os dados fornecidos pelo solicitante serão conferidos tanto no cadastro da Receita Federal como da Secretaria de Segurança.
O Coordenador Nacional de Cadastro da Receita Federal do Brasil, Clovis Peres, parabenizou os órgãos da Paraíba pela iniciativa. "A Paraíba é a segunda unidade da federação do País a firmar esse convênio com a Receita Federal. O projeto foi iniciado em São Paulo. O agora secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, foi muito importante para que esse convênio se concretizasse entre o Governo da Paraíba e a Receita Federal do Brasill, pois articulou na época como Delegado da Receita Federal em João Pessoa esse convênio", destacou.
O secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, que foi convidado para a solenidade por ter sido o responsável pela iniciativa do convênio, quando esteve à frente da Delegacia da Receita Federal, em João Pessoa, no período de 2016-2018, destacou a importãncia da integração de dados e informações das instituições. "Este convênio agora assinado vai servir tanto de agilidade ao cidadão, bem como será muito importante no combate à fraude para a Receita Estadual. Nós tivemos vários casos de fraudes de CPF aqui na Receita Estadual, em João Pessoa, já neste ano, inclusive com prisão empresário, por esse convênio é de suma importante para a Secretaria de Estado da Receita uma vez que há empresários que se utilizam de CPF falsificado para abrir empresas fictícias, de venda e compra de nota e prática de outros ilícitos tributários", frisou.
O lançamento do projeto de compartilhamento de informações na inscrição ou alteração de dados de CPF e do RG, realizado na sala de reuniões da Delegacia da Receita Federal, na Capital, contou a presença do Coordenador Nacional de Cadastro da Receita Federal, Clovis Peres, do secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, do secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, do Delegado da Receita Federal em João Pessoa, Hamilton Sobral, do Delegado Geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, e do diretor do Instituto de Polícia Científica, Marcelo Burity, além de gestores da Codata, da Receita Federal e da Secretaria de Segurança Pública.