Skip to content
  • 02 Abril 2023

Auditores fiscais da SEFAZ-PB lançam música no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Os auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Blair Bittencourt e Marcos Monjardim, lançaram, neste domingo, 2 de abril, uma linda canção para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O “Abril Azul” é comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do autismo.

 

A linda canção intitulada de “Óculos Azuis”, da parceria Blair Bittencourt e Marcos Monjardim, foi dedicada aos filhos que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA). A canção foi postada no canal do YouTube em vídeo lyric com letra traduzida para o inglês, que pode ser conferida no link https://youtu.be/QlH-6e1XzpM.

 

CONVITE PARA MUSICAR – Segundo o auditor fiscal Blair Bittencourt, a parceria da canção nasceu de um convite do colega da Sefaz-PB, o auditor fiscal Marcos Monjardim, que escreveu uma poesia para o seu filho, que tem TEA, mas faltava musicá-la. Blair, que é músico, aceitou o desafio. Além de construir uma linda melodia também foi o intérprete da música “Óculos Azuis”.

 

Para Marcos Monjardim, que escreveu a poesia para o filho, “essa música representa muito do que perpassa na vida dos familiares de alguém com TEA. Nenhuma conquista passa despercebida, muitos medos nos invadem quando pensamos no futuro e o nosso maior desejo é que as pessoas possam acolher nossos filhos e respeitá-los”.

 

Na poesia, em forma agora de letra, Marcos mostra a sensibilidade e amor de um pai querendo entender o mundo de seu filho com TEA: “Luz dos olhos meus/Não me compreende/Falo e o seu silêncio/ É porta a se fechar/No seu mundo/Preciso entrar”’, mas também Marcos brinca com as palavras ao traduzir gestos do filho “Flap, Flap, Flap/ Você corre pela sala/ Que desordem ordenada/Clap, Clap, Clap/Bate palmas, camarada/Suas mãos tão ritmadas”.

 

A poesia, em forma de letra, de Marcos tem um momento alto: “Meu filho artista/Meu eu autista/Me ensina a enxergar/Um mundo diferente/Um eu resiliente/Para um prisma azular/Desses óculos azuis”.
 
VÍDEO É INSTRUTIVO – O vídeo lyric ao final é também instrutivo e educativo, pois traz informações importantes para pais que tem filhos com sinais que podem ser de autismo. “Muitos pais, por falta de informação, medo e, até mesmo por vergonha, não procuram ajuda para obter o diagnóstico. Quanto mais cedo buscar ajuda, melhor será para os seu filho lidar com as dificuldades da vida”, relata, em texto, ao final da canção.    

   

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo é diagnosticado em uma em cada 68 crianças no mundo. Os meninos têm aproximadamente quatro vezes mais chances de desenvolver o espectro do que as meninas. Por isso, o azul é a cor de referência ao autismo.
 
FICHA TÉCNICA – A música “Óculos Azuis” tem letra de Marcos Monjardim e melodia e interpretação de Blair Bittencourt. A edição do vídeo lyric é de Marcos Monjardim e a letra traduzida para o inglês de Aloísio Lopes.  
 
Voltar ao topo