Skip to content
  • 07 Outubro 2022

Auditora tributária da Sefaz-PB realiza palestra no XIV Encontro Paraibano da Mulher Contabilista

A auditora tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Maria Helena Botelho, ministrou palestra no XIV Encontro Paraibano da Mulher Contabilista, que aconteceu em Campina Grande, nesta sexta-feira (7).
 
O evento, que foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB) e o “CRC-PB Mulher”, teve como foco destacar o papel e a importância da mulher no contexto social, além de impulsioná-las ao empreendedorismo com a qualidade e tradição que conhecemos.

 

Intitulada de “SPED fiscal: erros no preenchimento x malha fiscal”, a auditora tributária Maria Helena Botelho abordou na palestra os principais erros cometidos pelos profissionais contábeis no preenchimento das informações da Escrituração Fiscal Digital (EFD).
 
“O objetivo da palestra foi divulgar para os profissionais contábeis a necessidade de enviar a EFD com mais qualidade e consistência das informações, evitando que seja objeto de ações de malha fiscal desenvolvidas pela SEFAZ ou até mesmo de autuações. Para a Sefaz-PB, essas ações de divulgação também são importantes, uma vez que o número de empresas da Paraíba que apresentam inconsistências nas informações da EFD é muito elevado, muitas vezes, inclusive, dificultando a realização dos procedimentos de auditoria fiscal numa eventual fiscalização da empresa”, detalhou. Na palestra, a auditora exemplificou os erros mais comuns nos preenchimentos.  A mediação da palestra é de Tatiana Benevides. 
 
A auditora tributária Maria Helena Botelho possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1999). É professora cursos de Graduação e Pós-Graduação Facilitadora da Escola de Administração Tributária (ESAT-PB), Perita judicial à disposição do juízo  (Tribunal Regional Federal 5ª Região). Já lecionou nas faculdades Asper e UNIPÊ e atualmente atua como facilitadora de cursos de pós-graduação em auditoria nas faculdades FIP, Maurício de Nassau e Estácio. A auditora fiscal da Sefaz-PB atualmente exerce as suas funções no Núcleo de Declarações. 
Voltar ao topo