• 20 Setembro 2022

SEFAZ-PB inaugura “Espaço do Contador” no Centro de Atendimento ao Cidadão em João Pessoa

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, inaugurou, nesta terça-feira (20), o primeiro  “Espaço Contador”, no Centro de Atendimento ao Cidadão de João Pessoa (CAC), no bairro do Varadouro, onde fica a sede da 1ª Gerência Regional da Sefaz-PB. A sala, destinada ao profissional contábil, poderá ser usada para consultas processuais, redigir documentos com impressão e também realizar eventuais reuniões com seus clientes.

Para Marialvo Laureano, “nada mais oportuno do que inaugurar esse espaço reservado na semana em que se comemora o Dia do Contador a este profissional que trabalha com dedicação para ampliar o desenvolvimento econômico do nosso Estado. A inauguração do ‘Espaço do Contador’, na verdade, é mais uma ação para o fortalecimento e integração entre a Fazenda Estadual e os contadores. A atividade do contador tem uma relação muito estreita com os serviços prestados pela Administração Tributária e a sala é um pleito antigo da classe contábil que a Sefaz-PB”, frisou.

SALA EQUIPADA – O Espaço do Contador é equipado com mesa para reunião, computador com internet e impressora. O secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, adiantou, durante a inauguração,  que a segunda sala do ‘Espaço Contador’ será no Centro de Atendimento ao Cidadão da Sefaz-PB em Campina Grande, no próximo mês de outubro.

FOTO SALA CONTADOR

PARCERIA AMPLIADA – Em seu discurso, Marialvo destacou a parceria das entidades contábeis com a Sefaz-PB e a relevância da classe contábil para administração tributária e a prosperidade  das empresas. “Essa parceria Sefaz-PB e classe contábil é essencial em nossos dias. Além da disseminação das comunicações oficiais da Sefaz-PB, os contadores ganharam assento como membro no Conselho de Recursos Fiscais  na nossa gestão e os contadores estão dando uma excelente contribuição no órgão julgador”, comentou.

FOTO Inauguracao Sala de Evento 7

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), Rômulo Teotônio de Melo Araújo, “esse espaço veio para coroar o que a Sefaz-PB tem realizado junto com os profissionais da contabilidade no Estado. Será um espaço relevante, pois fica dentro da repartição fiscal. O profissional poderá não apenas usar a sala e os equipamentos, mas também atender um cliente para uma negociação dentro da própria instituição, sobretudo aqueles profissionais que já trabalham em home office, pois ganharam agora um espaço físico no órgão da Fazenda”, apontou.

CONTADOR PRESTIGIADO – Segundo Rômulo, o contador tem sido prestigiado pela atual gestão da Fazenda Estadual. “O Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB) é um dos membros do Conselho de Recursos Fiscais da Sefaz-PB e permaneceu com o assento na nova gestão do Conselho para biênio 2022-2024. “Fizemos uma escolha democrática e disponibilizamos uma lista quíntupla para que a Sefaz-PB fizesse a escolha”, detalhou.

FOTO Inauguracao Sala de Evento 4

PLEITO ATENDIDO – Para o presidente do Sescon-PB (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias), Moisés Barreto Neto, “a inauguração do Espaço do Contador é um pleito antigo da classe contábil, mas que somente foi atendida pela atual gestão da Sefaz-PB, por isso somos gratos. O novo ambiente dentro da repartição fiscal vai facilitar a vida do profissional de contabilidade em seu dia-a-dia, pois o novo espaço visa prestar um melhor serviço aos clientes, que são os contribuintes (pessoa física ou jurídica). Essa sala na repartição fiscal  à sua disposição também vai evitar novos deslocamentos dos profissionais de contabilidade ao escritório ou à sua casa para resolver demandas ou ajustes de documentos, que são necessários, presencialmente. Apesar dos serviços virtuais serem predominantes e crescentes, sabemos que há serviços que precisam de um atendimento presencial junto com o cliente e o espaço do contador vai suprir e facilitar muito neste momento”, destacou.

FOTO Inauguracao Sala de Evento

RECONHECIMENTO – A presidente da Academia Paraibana de Ciências Contábeis, Tatiana Falcão de Souza, revelou que a inauguração do Espaço Contador dentro da repartição fiscal “é de grande importância e traz muita simbologia para parceria Sefaz-PB Contador, pois demonstra mais um reconhecimento da Sefaz-PB ao profissional contábil ao inserir dentro da repartição fiscal o contador, tanto aquele que já atua em seu escritório quanto aquele que está iniciado a sua profissão e busca um espaço para o desenvolvimento e crescimento. Não tenho dúvida que isso vai agregar muito mais a administração tributária e essa parceria que tem sido cada vez mais intensa será frutífera”, comentou.

FOTO Inauguracao Sala de Evento 2

QUEM PARTICIPOU DA INAUGURAÇÃO – Participaram da inauguração do “Espaço Contador”, no Centro de Atendimento ao Cidadão de João Pessoa (CAC), além dos secretários da Sefaz-PB Marialvo Laureano  (Titular) e Bruno Frade (Executivo), e dos presidentes do CRC-PB, Rômulo Araújo, do Sescon-PB, Moisés Barreto Neto, e da Academia Paraibana de Ciências Contábeis, Tatiana Falcão de Souza, os representantes do Sincontabil (Sindicato dos contabilistas da Paraíba); da Associação dos Profissionais e Estudantes de Contabilidade da Paraíba (ASPECONT); da Associação Paraibana dos Contadores Públicos (APCP); da Associação dos Contabilistas de Campina Grande. Da Sefaz-PB estiveram presentes ainda o gerente André Filgueiras, da 1ª Gerência   Regional da Sefaz-PB, e o Chefe do Centro de Atendimento ao Cidadão de João Pessoa (CAC), Iran Vasconcelos.