• 23 Agosto 2022

18º Encontro Nacional de Inteligência Fiscal será aberto nesta terça-feira (23) em João Pessoa

A partir desta terça-feira (23), a cidade de João Pessoa será a sede do 18º Encontro Nacional de Inteligência Fiscal (Enif), evento organizado pelo Sistema de Inteligência Fiscal (SIF) em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB). Temas como fraudes fiscais no comércio eletrônico e a integração de instituições no combate à fraude fiscal estruturada serão debatidos entre os órgãos da Inteligência Fiscal do País, no Estado da Paraíba, até o dia 25 de agosto.

O Enif, que vai reunir auditores das áreas de inteligência de 25 das 27 unidades federativas do País, será aberto, nesta terça-feira, às 14h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, na Praça dos Três Poderes, na Capital. Será o primeiro evento nacional de inteligência fiscal e com público, após a pandemia.

Duas palestras vão abrir o Enif, na tarde desta terça-feira, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Estado. O presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) e secretário da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), Décio Padilha, abre o Enif com ministração do tema “Fraudes Fiscais no Comércio Eletrônico”.

A segunda palestra da abertura do Enif será um relato da experiência paraibana no combate aos crimes de ordem tributária com o tema “A Importância da Integração Interinstitucional no Combate à Fraude Fiscal Estruturada”, que será ministrada pela Promotoria de Crimes Contra a Ordem Tributária, Renata Luz, e pelo Secretário Executivo de Receita da Sefaz-PB, Bruno Frade.

FOTO BRUNO E RENATA EXPERIENCIA DA PB OK

Após abertura, o 18º Encontro Nacional de Inteligência Fiscal segue nos dias 24 e 25 de agosto, com as reuniões dos Grupos de Trabalho (GT) das Unidades de Inteligência Fiscal (UnIF) dos órgãos fazendários estaduais.

FOCO DO ENCONTRO  Durante três dias, as Unidades de Inteligência do Fisco de 25 Estados vão realizar troca de informações e de experiências bem sucedidas para melhorar cada vez mais o combate à atuação de organizações criminosas na seara tributária, que tem crescido em sofisticação no cometimento de um rol de ilícitos conexos com os delitos tributários e a aproximação das atividades empresariais. O foco das Unidades de Inteligência Fiscal, dentro Sistema de Inteligência Fiscal, será ampliar a integração das redes fazendárias, por meio de um sistema integrado, que permita um fluxo permanente de dados e conhecimentos no âmbito das Administrações Tributárias, mantendo estreito relacionamento com outros órgãos de Inteligência das diversas esferas do Poder Público.

O QUE É O ENIF? – O Enif é um evento anual, coordenado pelo Sistema de Inteligência Fiscal (SIF), composto pelas Unidades de Inteligência Fiscal das Secretarias de Fazenda Estaduais e da Receita Federal do Brasil. O objetivo é promover um encontro presencial para intercâmbio de conhecimentos sobre a atividade, com a realização de palestras, apresentações e compartilhamento de experiências e das melhores práticas desenvolvidas nos respectivos estados.

O encontro também busca capacitar os participantes em diversas áreas, envolvendo aspectos jurídicos e procedimentos fiscais pertinentes à matéria tributária, objetivando a racionalização e efetivação de resultados para as respectivas Administrações Tributárias, das quais fazem parte.

AUTORIDADES PRESENTES  Além do presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), Décio Padilha, o evento contará na mesa de abertura com o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, do Procurador Geral de Justiça do Estado da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto,  do Procurador Geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros, do Secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Bezerra Nunes, do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Alexandre Carreira Ribeiro, do Coordenador do Sistema Integrado Fiscal, Luís Rodolfo de Araújo Neto, e do Coordenador da Unidade de Inteligência Fiscal da Paraíba, José Marconi da Silva.

AUTORIDADES CONVIDADAS – Para a abertura do 18º Encontro Nacional de Inteligência Fiscal (Enif), foram convidadas ainda o Superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Marcelo Ivo de Carvalho, o superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Giovanni Bosco Farias Di Mambro, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba (PRF), André Luís Rabelo de Vasconcelos, o Delegado-Geral da Polícia Civil da Paraíba, Cel. Sérgio Fonseca de Souza, o Comandante-Geral da Polícia Militar da Paraíba, Fernando Rodrigues Catão, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Márcio Fernando Sueth da Silva, o Secretário do Tribunal da União na Paraíba, Márcio Fernando Sueth da Silva, o secretário-Chefe da Controladoria Geral do Estado da Paraíba, Letácio Tenório Guedes Júnior, o superintendente da CGU na Paraíba, Severino Souza de Queiroz, o Procurador-Chefe da Procuradoria da República na Paraíba, José Guilherme Ferraz da Costa, o Delegado da Receita Federal do Brasil na Paraíba, Hamilton Sobral Guedes, o Presidente do Sindifisco-PB, Wagner Lira Pinheiro, o Presidente da Associação do Ministério Público da Paraíba, Leonardo Quintans, o Superintendente da LOTEP e Secretário Executivo de Planejamento do Estado da Paraíba, Francisco Petrônio Rolim, e a Presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (AFRAFEP), Elaine Carvalho César Félix.