Skip to content
  • 13 Outubro 2020

“A Contribuição das Universidades para a Educação Fiscal e o Exercício da Cidadania” é tema do Conectando desta semana

No Conectando Cidadania desta semana, o gerente Operacional de Formação e Educação Corporativa da Escola de Administração Tributária (ESAT), Cleber Soares de Brito, defendeu o tema: “A Contribuição das Universidades para a Educação Fiscal e o Exercício da Cidadania”. Em vídeo postado, nesta terça-feira (13), no perfil do Instagram (@esatpb), o gerente e professor universitário destacou a importância da “Educação Fiscal nas Universidades como um conjunto de ações educativas que visa mobilizar o estudante para os três cuidados da educação cidadã: compreensão, conscientização e conhecimento sobre a função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade”.

 

Segundo Cleber Soares, as universidades têm um papel fundamental de formar cidadãos capazes não só de compreender a função social dos tributos, mas também de entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e estar motivado para o exercício da cidadania fiscal.

 

Trabalhar de forma transversal – O gerente enfatiza que a Educação Fiscal deve ser trabalhada de forma transversal, perpassando por todos os componentes curriculares por meio de cursos on-line, palestras, videoconferências, projetos de pesquisas e extensão, disciplinas nos cursos de graduação, TCC e abordagem em sala de aula, destacando que a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional – LDB, em seu artigo 43, define que "o espírito científico, o pensamento reflexivo e a participação cidadã são finalidades do ensino superior”.

 

Como professor universitário, Cleber destacou ainda a importância do apoio pedagógico da direção da universidade em relação ao tema Educação Fiscal, relata suas experiências em palestras, enfatiza o grau de desconhecimento sobre cidadania da sociedade acadêmica e a responsabilidade da universidade de fomentar a disseminação da Educação Fiscal.

 

Tema ainda desconhecido – Mesmo no ensino superior a temática de Educação Fiscal ainda é bastante desconhecida por estudantes universitários. “Na última palestra que realizei percebi o desconhecimento da temática. Com cerca de 200 estudantes, apenas 4 ou 5 conheciam a temática, o que aponta para o desconhecimento alto naquele grupo”, citou Cléber, apontando para a importância das faculdades e universidades abordarem com mais ênfase a temática de Educação Fiscal.

 

Para reforçar a ideia que o tema precisa ser inserido no ensino superior, ele citou ainda uma pesquisa de 2017 que apontava que apenas três universidades tinham a educação fiscal como disciplina no eixo do currículo: Universidade Federal do Amazonas; Universidade Federal de São Paulo e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.   
 
Convite às faculdades – Ao final, o gerente Cléber Soares fez um convite de parceria e de estímulo para faculdades e universidades da Paraíba com a ESAT, que desenvolve uma série de programas de Educação Fiscal para introduzir a temática nas universidades como, por exemplo, os cursos à distância do “Semeando Sementes da Cidadania”;  a implantação do NAF (Núcleo de Apoio Fiscal) em parceria com a Receita Federal e o Programa Nota Cidadã fo Governo da Paraíba.   

 

O vídeo completo do gerente Operacional de Formação e Educação Corporativa da Escola de Administração Tributária (ESAT), Cleber Soares de Brito, sobre “A Contribuição das Universidades para a Educação Fiscal e o Exercício da Cidadania” pode ser assistido por meio do link do perfil do Instagram https://www.instagram.com/p/CGSE9B_JsiL/

 

O que é o projeto Conectando Cidadania – Idealizado pela Gerência Operacional de Educação Fiscal do núcleo da Escola de Administração Tributária (ESAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), o projeto ‘Conectando Cidadania’ busca promover os conhecimentos sobre a origem, a aplicação e o controle dos recursos públicos, além de despertar o interesse pela cidadania ativa entre estudantes, professores, servidores públicos, contribuintes e da sociedade em geral. O projeto “Conectando Cidadania” é todo audiovisual devido ao atual contexto vivenciado de enfrentamento à Covid-19, que continua assolando o mundo, o País e a Paraíba. Semanalmente, um vídeo sobre um tema da cidadania é postado no perfil do Instagram com um gestor público do Estado.
 
Voltar ao topo