• 22 Setembro 2020

Projeto Conectando Cidadania aborda “O Papel do Profissional da Contabilidade na Disseminação da Educação Fiscal”

O projeto “Conectando Cidadania” desta semana reconhece o papel importante do profissional de contabilidade, a sua responsabilidade e o compromisso de orientar os empresários, inclusive disseminando a Educação Fiscal, para que haja maior conhecimento sobre os direitos e deveres no meio empresarial.

Para falar sobre esse papel em nome da classe contábil, o projeto “Conectando Cidadania” convidou a contadora Tatiana Benevides, Coordenadora da Comissão de Formação Profissional do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), como forma de homenagear o Dia do Contador, hoje 22 de setembro, em um vídeo postado no perfil do Instagram da Escola de Administração Tributária (@esatpb) sobre “O Papel do Profissional da Contabilidade na Disseminação da Educação Fiscal”.

A coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRC-PB, Tatiana Benevides, enfatizou na sua fala que a cidadania precisa ser construída coletivamente e que envolve toda uma cadeia: econômica, produtiva e social, implicando na participação de todos. Ela defende que o contador como um elo entre o contribuinte e o Estado, destacando o seu importante papel social, que o torna agente propagador e colaborador do Programa de Educação Fiscal.

“Vejo o contador como um profissional conectivo e fundamental na disseminação da importância do desenvolvimento da consciência voltada para a educação fiscal, sendo o elo entre o contribuinte e os governos (federal, Estadual e Municipal). Ele deve se empoderar da responsabilidade que tem, diante da sociedade, pois somos o elemento congruente e competente para disseminar essa consciência e inspirar o comportamento para essa prática. Como contador, devemos orientar e informar empresários e a sociedade como um todo sobre a educação fiscal. Em qualquer área que atuar, o profissional de contabilidade traz responsabilidades intrínsecas da profissão, seja ele atuando no setor privado ou no setor público. No setor privado, o profissional de contabilidade, além de ser a principal fonte da informação, terá a oportunidade de ser ainda o grande conscientizador da importância do recolhimento dos tributos de seus clientes; da importância do cumprimento das obrigações acessórias e da gestão tributária das empresas, além dos enquadramentos do regime para as empresas. Já na gestão pública, o contador atua mais na corresponsabilidade e na consciência da transparência pública e no combate enérgico da corrupção e de atos fraudulentos”, comentou Tatiana Benevides.

No vídeo, ela destaca ainda o avanço tecnológico da SEFAZ-PB, parabeniza seu importante papel na orientação das obrigações tributárias e agradece a disponibilidade dos auditores fiscais, que estão sempre auxiliando na capacitação, educação e prevenção de erros, visando atualizar e expandir conhecimentos e competências técnicas e profissionais.  O vídeo completo da coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRC-PB, Tatiana Benevides, pode ser assistido por meio desse link no perfil do Instagram da Esatpb https://www.instagram.com/p/CFZYLi8p2_J/

O que é o projeto Conectando Cidadania – Idealizado pela Gerência Operacional de Educação Fiscal do núcleo da Escola de Administração Tributária (ESAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), o projeto ‘Conectando Cidadania’ busca promover os conhecimentos sobre a origem, a aplicação e o controle dos recursos públicos, além de despertar o interesse pela cidadania ativa entre estudantes, professores, servidores públicos, contribuintes e da sociedade em geral. O projeto “Conectando Cidadania” é todo audiovisual devido ao atual contexto vivenciado de enfrentamento à Covid-19, que continua assolando o mundo, o País e a Paraíba. Semanalmente, um vídeo sobre um tema da cidadania é postado no perfil do Instagram com um gestor público do Estado.