Skip to content
  • 08 Junho 2018

2º Encontro Nacional do CIRA vai debater mecanismos de cooperação para combate à sonegação fiscal em João Pessoa

Ações de combate à sonegação fiscal, cooperação entre as instituições para inibir prática de crimes e fraudes e a busca pela recuperação de ativos. Estas serão algumas das temáticas que Auditores Fiscais, Delegados e Policiais Civis, Juízes de Direito, Procuradores de Estado e Promotores de Justiça de todo o país vão discutir nos próximos dias 14 e 15 de junho em João Pessoa. É o 2º Encontro Nacional do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (2º CIRA), que será realizado no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

 

O evento, que é promovido pelo Ministério Público do Estado da Paraíba (MP-PB), Secretaria de Estado da Receita (SER), Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE) e Secretaria de Segurança e da Defesa Social da Paraíba (SESDS-PB), tem apoio organizacional da Escola de Administração Tributária (Esat), órgão da Receita Estadual.

 

O objetivo do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) é trazer uma nova forma de atuação conjunta entre os órgãos e instituições públicas paraibanas que integram o comitê (Receita Estadual, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado) com a finalidade de propor e adotar medidas judiciais e administrativas para o aprimoramento das ações preventivas e de efetividade na recuperação de ativos públicos, que são decorrentes de crimes de sonegação fiscal e também de fraude estruturada, aquela que é organizada de forma planejada e sofisticada.

 

Estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, dentre outros, já instituíram o CIRA como mais uma forma de atuação cooperada entre as instituições, alcançando resultados expressivos na recuperação de ativos e combate à sonegação.  

 

Palestras do Encontro – Nos dias do Encontro Nacional do Cira, além de reuniões institucionais dos órgãos, haverá palestras sobre “a ação conjunta e o compartilhamento de dados e informações sigilosas entre os órgãos estatais”, proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas Nascimento; sobre “O crime de não recolhimentos do ICMS”; com o promotor de Justiça de Santa Catarina, Giovani Andrei Franzani Gil, além da temática “Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica”, com o coordenador de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça, Rodrigo Antônio Gonzaga Sagastume. Veja abaixo a programação completa do 2º CIRA.
 
PROGRAMAÇÃO DO 2º ENCONTRO NACIONAL DO CIRA

Quinta-feira – 14 de junho 

13h –Credenciamento

14 – Abertura Solene

14hh45 – Palestra Magna “A atuação conjunta e o compartilhamento de dados e informações sigilosos entre órgãos estatais”

Palestrantes: Bruno Dantas Nascimento (Ministro de Contas da União)

16h30 – Encerramento

19h – Saída para visita cultural: Maio São João do Mundo

 

Sexta-feira – 15 de junho

10h - Palestra: O crime de não recolhimento do ICMS

Palestrante: Giovani Andrei Franzani Gil (Promotor de Justiça de Santa Catarina-SC) 

11h30 - COFFEE BREAK

Palestra: Recuperação de Ativos e cooperação jurídica

Palestrante: Rodrigo Antônio Gonzaga Sagastume (Coordenador de Recuperação de Ativos do  Ministério da Justiça)

12h30 – Intervalo para Almoço

14h30 – Reuniões Institucionais

16h – COFFEE BREAK

16h30 – Plenária: Elaboração da Carta Nacional  

18h – Enceramento
Voltar ao topo