• 30 Novembro 2017

Paraibanos recebem Prêmio Nacional de Educação Fiscal edição 2017

Dois paraibanos foram contemplados no Prêmio Nacional de Educação Fiscal edição 2017, na solenidade ocorrida na Tribuna de Honra do Estádio Nacional de Brasília, no centro da capital federal, na noite dessa última quarta-feira (29).

Na categoria Imprensa, o jornalista Danilo Alves da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo, ficou em primeiro lugar do prêmio nacional, com a reportagem intitulada “A alta taxa de impostos não é percebida por muitos consumidores”. Na Categoria Escolas, o projeto intitulado “Sua nota vale conhecimento”, do professor José de Ribamar Bringel Filho, da Escola Cidadã Integral Técnica Profª. Nicéa Claudino Pinheiro, do município de Cajazeiras-PB, ficou na segunda posição entre todos os projetos inscritos no país.

A edição 2017 do prêmio recebeu mais de 160 projetos de 16 Estados e do Distrito Federal, entre escolas, Prefeituras Municipais, universidades, dentre outras pessoas jurídicas que desenvolvem, diretamente, projetos voltados à área da educação fiscal em suas comunidades locais. Confira no link a reportagem vencedora na categoria Imprensa de Danilo Alves http://g1.globo.com/pb/paraiba/jpb-1edicao/videos/t/edicoes/v/alta-taxa-de-impostos-nao-e-percebida-por-muitos-consumidores/6152714/

A Paraíba e o Rio Grande do Sul foram os únicos estados entre as unidades da federação do país a ter dois projetos finalistas. O presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), Alexandre José de Lima Sousa, “se diz muito orgulhoso pela força da Paraíba na edição do Prêmio Nacional. Ganhamos a premiação na categoria Imprensa e ficamos em segundo lugar na categoria de projetos das escolas. A educação fiscal é fruto de um trabalho gestado por auditores e educadores há muito anos na Paraíba, que se mantém viva, mas que agora começa dar frutos. A Afrafep também é parte desse estímulo e de reavivamento ao lançar este ano o primeiro prêmio estadual de educação fiscal, trazendo a discussão de temas relevantes para o cidadão e a sociedade. Os dois projetos estão de parabéns assim como os demais que concorreram”, comentou.

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e com o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef) e tem por objetivo valorizar as melhores práticas de educação fiscal do país, que ressaltam a importância social dos tributos e sua correta aplicação em benefício da coletividade.

Uma reflexão prática da educação fiscal - O presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Roberto Kupski, e o presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (AFRAFEP), Alexandre Sousa, escreveram um artigo intitulado “Um prêmio para a cidadania fiscal” sobre importância e apoio à temática de Edcuação Fiscal, por meio do estabelecimento do Prêmio Nacional de Educação Fiscal no atual cenário brasileiro. O artigo pode ser lido na íntegra no link https://www.receita.pb.gov.br/ser/announcements/5139-um-premio-para-a-cidadania-fiscal