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  • 27 Novembro 2017

II Fórum Nacional do Sped vai reunir especialistas do país em João Pessoa

Os especialistas em Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) do Brasil vão estar reunidos nesta semana em João Pessoa para participarem “II Fórum Nacional do Sped”, que será realizado nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, no auditório do Shopping Sebrae-PB. As inscrições já limitadas podem ser realizadas por meio do link http://crcpb.org.br/forum-nacional-de-sped-2017/

Promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRC-PB), o II Fórum contará com 13 palestras, entre elas de dois auditores fiscais da Receita Estadual.

O supervisor de Planejamento da Gerência Executiva de Fiscalização (GEF) da Receita Estadual, André Luna, vai palestrar sobre “A Influência do Sped nas ações fiscais na Paraíba”, durante o evento do Fórum, no dia 1º de dezembro. Também neste último dia do evento, haverá a palestra da auditora fiscal e supervisora da Gerência Operacional de Acompanhamento do Contribuinte (Goac) da Receita Estadual, Maria Helena Botelho, que vai abordar em sua fala a “A nova Sistemática da Apuração do FEEF (Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal)”.

Segundo a supervisora da Gerência Operacional de Acompanhamento do Contribuinte (Goac) da Receita Estadual, Maria Helena Botelho, “O II Fórum Nacional do Sped vai trazer a Paraíba os palestrantes mais renomados do Brasil para participar do evento. Como toda a base da fiscalização é feita por meio dos documentos eletrônicos, que formam o Sistema Público de Escrituração Digital, o Sped, a participação dos auditores fiscais neste Fórum será de suma importância para se aprimorar nesse setor que é, ao mesmo tempo, o presente e o futuro da fiscalização”, destacou.  
 
O que é o SPED? -  O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é o instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.

Os livros e documentos contábeis e fiscais são emitidos em forma eletrônica. Em resumo, o SPED é uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato digital específico e padronizado. O SPED compreende sete grandes subprojetos:       Escrituração Contábil Digital (ECD); Escrituração Fiscal Digital (EFD); Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);  Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e); Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e); E-Lalur e Central de Balanços.
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