Skip to content
  • 02 Dezembro 2025

Vencedores da 9ª edição do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ recebem premiação em João Pessoa

Os vencedores da 9ª edição do “Prêmio Afrafep de Educação Fiscal 2025” nas categorias Escolas, Instituições, Profissional da Imprensa e Tecnologia receberam o Certificado de Reconhecimento e a premiação financeira durante a solenidade, que aconteceu no Auditório Silvio da Silva Thó, no Centro de João Pessoa.

 

O “Prêmio Afrafep de Educação Fiscal” na edição deste ano fez o reconhecimento de cinco projetos e de duas reportagens voltadas às temáticas de Educação Fiscal. Foram premiados três professores na Categoria Escolas, sendo dois da rede estadual e uma da rede municipal de Juripiranga, dois na categoria Profissionais de Imprensa, uma na Categoria Instituições e outro na Categoria Tecnologia. Além do Certificado, cada vencedor recebeu o valor de R$ 5 mil. (Veja no quadro abaixo todos os premiados).

 

ACUMULADOR DE PRÊMIOS – Colecionador de premiações, o professor Manoel Messias da Silva da Escola Cidadã Integral Técnica João Pereira Gomes Filho, em João Pessoa, ganhou pela terceira vez seguida o Prêmio Afrafep de Educação Fiscal na Categoria Escolas com o projeto “Clubes de Checagem dos Auditores da Educação Fiscal”.  Com esse mesmo projeto, ele havia ficado em segundo lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal (Prêmio Febrafite) deste ano. Em 2023, Messias ganhou o primeiro lugar no Prêmio Nacional.    

 

 IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 MESSIAS

 

COMBATER FAKE NEWS SOBRE TRIBUTOS – O projeto escolar focou em combater a desinformação e fake News sobre tributos, arrecadação e sonegação nas redes sociais. “Agradeço muito a Afrafep por essa possibilidade de trabalhar com projetos. Os alunos têm aprendido a gostar de educação fiscal de uma forma mais lúdica, pois a gente sabe que o tema de imposto não é um assunto atrativo para os alunos, mas a liberdade de trabalhar com projetos tem facilitado. Isso tem atraído muitos professores de escolas públicas para desenvolver projetos a cada ano,” frisou o professor, que fez questão de dar voz a um dos estudantes da escola em seu discurso de agradecimento.

 

ESCOLA TRABALHA COMBATE À SONEGAÇÃO – Outro projeto vencedor da rede estadual em 2025 foi a da professora de Sociologia da ECIT Daura Santiago Rangel, Acsia Lino de Alencar Gregório, no bairro José Américo, em João Pessoa. Com o projeto intitulado “Você sabe o que é sonegação fiscal? E o que isso tem a ver com a escola? Promovendo a Consciência e Atitudes de Combate à Sonegação Fiscal na Comunidade Escolar”, a professora faturou pela terceira vez o “Prêmio frafep de Educação Fiscal”.

 

IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 14 ok

 

TERCEIRA PREMIAÇÃO DA PROFESSORA – “O prêmio Afrafep tem sido um grande estimulador para muitos educadores trabalharem a temática da Educação Fiscal, pois trabalhar com projeto traz mais liberdade e criatividade. Receber pela terceira vez essa premiação é algo muito especial, pois tenho trabalhado desde 2000 com essa temática”, declarou a professora, que recebeu o prêmio junto com os estudantes da equipe da Rádio Escola e do diretor da Ecite Daura Santiago.

  

PROJETO NASCE DE UMA NECESSIDADE – Segundo a professora Acsia Lino, o projeto nasceu de uma necessidade. “Uma pesquisa mostrou o desconhecimento da maioria dos alunos do ensino médio da ECIT Daura Santiago de que sonegação era um crime tão grave quanto à corrupção. O projeto foi além de conceitos ou aulas expositivas, mas incluiu oficinas, campanhas nos murais, produção de vídeos para o Instagram e de um game (Quiz Fiscal) para promover conhecimento para despertar atitudes de cidadania ativa na Comunidade Escolar sobre a importância do combate à sonegação fiscal. Como somos uma escola pública, mostramos os malefícios da sonegação fiscal para a própria escola pública. A culminância do projeto foi uma visita de campo ao Gaesf (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária do Estado da Paraíba) colocando os alunos frente a frente com as autoridades”, resumiu.

 

PORTAL PARAÍBA BUSINESS É PREMIADA – Uma das vencedoras da Categoria Profissionais de Imprensa foi a jornalista Vanessa Laini, que destacou a relevância da premiação para o portal Paraíba Business, criado há pouco mais de um ano.  A matéria intitulada “Educação Fiscal: mais que impostos, um compromisso com o presente e com o futuro” abordou de forma didática a função dos tributos e a importância da participação social no acompanhamento dos recursos públicos. O conteúdo explicou o papel dos tributos no financiamento dos serviços públicos, apresenta iniciativas da Paraíba na área — como o Programa Estadual de Educação Fiscal e ações de gamificação — e destaca como a conscientização tributária contribui para reduzir desigualdades e fortalecer a democracia.

 

 IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 11 ok

 

PRÊMIO É UM ESTÍMULO – “Agradeço à Afrafep pela realização do prêmio e pela premiação. Ela é mais um estímulo para a gente continuar fazendo jornalismo de qualidade com verdade e nos estimula a ir ainda mais longe com o portal com as matérias e conteúdos sobre a reforma tributária, sobre a educação fiscal e sobre justiça fiscal. Enfim, o prêmio consolida o compromisso do portal com conteúdo que contribui para a formação cidadã e para o entendimento da dinâmica econômica do estado”, frisou.

 

VENCEDOR DA CATEGORIA TECNOLOGIA – O estudante da Escola Cidadã Integral Otávia Silveira (ECIT Otávia Silveira), da Zona Rural de Mogeiro, João Vitor Queiroz da Silva Régis, foi o vencedor da Categoria Tecnologia com o projeto “TAXTALK – Um Chatbot de Educação Fiscal para AFRAFEP”.

 

 IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 10 ok

 

DA ZONA RURAL DE MOGEIRO – “Este prêmio é muito importante porque estimula jovens como eu, da Zona Rural de Mogeiro, a se interessarem pela área de educação fiscal e de serem cidadãos participativos. Desenvolvi um chatbot de educação fiscal chamado Tax Talk para buscar conscientizar de uma forma mais leve a educação fiscal, simulando uma conversa humana, de pessoas que conhecem muito pouco sobre educação fiscal para tirar as principais dúvidas. O tema da educação fiscal tem sido muito recorrente. Acredito que quanto mais pessoas saibam sobre a temática mais conscientes ficarão”, avaliou.

 

GESTORA DA ESAT DESTACA PIONEIRISMO DA AFRAFEP – A gestora executiva da Escola de Administração Tributária (Esat), Elaine César Carvalho Félix, que representou o secretário da Fazenda Estadual, Marialvo Laureano, na solenidade de premiação, afirmou que “participar da 9ª edição do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal foi muito gratificante para mim, especialmente, pois fiz parte do início desta história, quando na gestão do presidente Alexandre José foi decidido implantar este prêmio e a Afrafep Paraíba protagonizou o pioneirismo das Associações do Fisco Brasileiro na instituição do prêmio estadual, nos moldes do prêmio nacional da Febrafite. Quero testemunhar ainda que é motivo de muita satisfação ver, a cada ano, os projetos apresentados com inovação e criatividade e com mais engajamento da comunidade escolar, o que tem sido visto também nas outras categorias”, frisou.

 

 IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 21-ok

 

EDUCAÇÃO FISCAL É BASE PARA CIDADANIA – Para o presidente da Afrafep, o auditor fiscal Quintiliano Bezerra Lima, “a educação fiscal é parte essencial da construção da cidadania, ao permitir que a sociedade compreenda e fiscalize o uso dos recursos públicos”, comentou.

 

PRÊMIO DAR SUA CONTRIBUIÇÃO – Segundo ele, ainda existe desinformação sobre os tributos e a sua função social. “O Prêmio Afrafep de Educação Fiscal busca dar a sua contribuição para esclarecer e estimular a cidadania fiscal no Estado e formar cidadãos mais conscientes da importância dos tributos. É com esse recurso dos tributos arrecadados que o Estado funciona, bem como as políticas públicas da saúde, da segurança, da educação e demais serviços e obras públicas”, apontou.
 

 IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 MESA

 

PARAÍBA É REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO FISCAL – O presidente de Honra da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Roberto Kupski, ressaltou mais um ano do protagonismo da Paraíba na pauta da educação fiscal no País. “Em várias edições, inclusive neste ano, a Paraíba tem sido destaque nacional com projetos premiados na Febrafite. Isso é fruto do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal da Paraíba, que se firmou como uma referência nacional, ao estimular outros estados de implantarem iniciativas semelhantes. Isso é exemplar. Para se ter uma ideia, nem a pandemia parou o Prêmio Afrafep de Educação Fiscal aqui no Estado. São nove edições seguidas e, em 2026, chegaremos à 10ª edição. É algo grandioso o que a Paraíba faz nessa área de educação fiscal”, elogiou.

 

IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 PANORAMICS 

 

O vice-Presidente do Sindifisco-PB, João Stanley de Arruda Mangueira, revelou que a entidade continuará apoiando o prêmio estadual idealizado pela Afrafep, pois o objetivo é disseminar a educação fiscal no Estado.

 

 IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 8 ok

 

IMPOSTO NÃO É PUNIÇÃO, MAS SERVIÇO PARA SOCIEDADE – “Quanto mais apoiarmos prêmios e ações como essa, a sociedade vai entender cada vez mais que o imposto não é uma punição, mas um serviço para a sociedade e que se transforma em mais hospitais, mais escolas e mais obras e promover a justiça fiscal”, declarou.

 

IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 7 ok

  

LANÇAMENTO DA 10ª EDIÇÃO – Durante a solenidade de premiação, o presidente da Afrafep, Quintiliano Bezerra Lima, fez o lançamento oficial da edição de 2026, que será comemorativa dos 10 anos consecutivos do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal. Realizado anualmente pela Associação dos Auditores Fiscais da Fazenda Estadual da Paraíba (AFRAFEP), o prêmio, que é pioneiro no País e está consolidado no Estado, deverá promover uma edição especial e contará mais uma vez com os patrocínios da LOTEP e do Sindifisco-PB e com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda, por meio da Escola de Administração Tributária (ESAT).    

 

 IMAGEM PREMIAO 9 EDIO AFRAFEP 2025 POR TRAS OK

 

COMISSÃO JULGADORA – A Comissão Julgadora da 9ª edição do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal foi formada por educadores e servidores públicos no campo da Educação Fiscal e das políticas públicas do Estado: Rinaldo Souto Xavier Filho, representante do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE); Vanedja Cândido Barbosa, gerente operacional do Programa Estadual de Educação Fiscal; e Taciana de Moura Duarte Marinho, assessora de Políticas Públicas da Lotep. Eles avaliaram os trabalhos com base em critérios como originalidade, relevância, impacto social e contribuição prática para a formação cidadã.

 

BANNER VENCEDORES AFRAFFEP 2025 OK

 

Voltar ao topo