Notícias
- 24 Novembro 2025
SEFAZ-PB libera os três primeiros serviços na nova versão do ATF Responsivo

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) liberou os três primeiros serviços da nova versão do ATF (Administração Tributária e Financeira), o sistema corporativo da pasta. São duas funcionalidades do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e uma terceira do ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação).
A novidade da versão do ATF Responsivo tem capacidade de se adaptar, automaticamente, a três tamanhos de telas e dispositivos (celular, tablet e desktop) para proporcionar uma experiência de uso mais otimizada. A nova versão do sistema corporativo trouxe ainda mudanças importantes como novo layout, paleta de cores, identidade visual, menu, mensagens e elementos de navegação.
TRÊS FUNCIONALIDADES LIBERADAS – As três primeiras funcionalidades liberadas na versão responsiva são: emissão do DAR de IPVA (ARR_350); emissão DAR de IPVA para o primeiro emplacamento veículo novo (ARR_435) e o de Conferir Autenticidade da Guia de ITCD (DEC_376).
ONDE ACESSAR – Os serviços podem ser acessados a partir do Portal Sefaz-PB: https://www.sefaz.pb.gov.br/, no menu ATF, ou diretamente através do link https://www4.sefaz.pb.gov.br/atf/
A Gerência de Tecnologia e Informação (GTI) da SEFAZ-PB orienta os contribuintes que, caso as novas funcionalidades liberadas visualizem ainda partes da interface anterior, é devido aos arquivos armazenados no cache do navegador. Contudo, caso isto ocorra, é suficiente fazer a limpeza do cache.
ORIENTAÇÕES PARA DÚVIDAS – Para orientar o usuário em como realizar este procedimento, a Central de Serviços da GTI está preparada para solucionar de forma simples e rápida através do fone/ WhatsApp: (83) 98866-3074
PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DO ATF – Segundo o gerente da GTI da SEFAZ-PB, Marx Gusmão, “as três primeiras funcionalidades liberadas da nova versão do sistema corporativo da Fazenda Estadual integram o ‘Projeto ATF Responsivo’, são apenas o início de um processo de modernização do sistema corporativo. Elas vão ocorrer paulatinamente e de forma contínua no acesso aos novos serviços do Sistema ATF nos próximos 13 meses. A ideia de ser responsivo é facilitar a leitura e o uso do Sistema ATF da SEFAZ-PB aos contribuintes, auditores fiscais e servidores fazendários nos três dispositivos e nos tamanhos das telas (celular, tablet e desktop). A nova versão do sistema é financiada pelo Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado da Paraíba (PROFISCO II - PB)”, informou.
EQUIPE DE DESENVOLVEDORES – A nova versão do ATF Responsivo foi realizada pela equipe de desenvolvedores do projeto "ATF responsivo", que é formada por Erich Castor, Francisco Bernardino, Ana Beatriz Demery e Edilson Nascimento, sob a liderança do subgerente de Sistemas para Internet da SEFAZ-PB, Daniel Amado Machado.
A equipe adotou o sistema responsivo com Bootstrap, que é uma estrutura guia com padrões e ferramentas pré-definidas de diretrizes para desenvolver programas computacionais de forma rápida. O Bootstrap cria layouts que se adaptam automaticamente a diferentes tamanhos de tela, com configurações simples, um layout adaptável, com menos risco e de fácil atualização.












