O concurso de redação “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal” vai entregar, nesta terça-feira (4), às 15h, no auditório da sede da Codata, no Centro Administrativo do Estado, em João Pessoa, a premiação aos 10 estudantes da rede estadual, que foram os vencedores da edição 2025 do concurso voltado à temática da educação fiscal.
A solenidade vai contar com a presença do secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, e do secretário executivo de Gestão Pedagógica da Educação do Estado, José Edilson de Amorim.
A 2ª edição do concurso “Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal”, que teve como tema “Jogos on-line e responsabilidade social: a arrecadação em prol das políticas públicas”, inscreveu 7.649 redações dos estudantes da rede pública estadual, o que representou um aumento de 46,78% de novas redações em relação ao ano passado, abrangendo 211 municípios paraibanos. A premiação aos 10 vencedores foi dividida em dois grupos: cinco prêmios foram para o Grupo de “Ampla Concorrência” e os outros cinco para o Grupo de “Ações Afirmativas”.
PREMIAÇÃO EM DINHEIRO – Cada um dos vencedores receberá a premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil, totalizando R$ 20 mil em prêmios. O concurso foi uma parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da LOTEP-PB.
ESCOLAS DE NOVE CIDADES – Os vencedores são estudantes de escolas da Rede Estadual das cidades de Salgado São Félix, Cajazeiras, Areia, Assunção, Nova Olinda, João Pessoa, Campina Grande, Baía da Traição e Cajazeirinhas.
VENCEDORES DA AMPLA CONCORRÊNCIA – No Grupo de Ampla Concorrência, que incluem todos os estudantes da rede estadual, os cinco vencedores foram: Wagner Pereira da Silva da ECIT Ana Ribeiro, em Salgado São Félix, que ficou em 1º lugar; Jordânia Borges da Silva da ECI Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras, que ficou em 2º lugar; Tayná da Silva Souza da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira, em Areia, que ficou em 3º lugar; Maria Fernanda Martiniano Silva da ECI João Rogério Dias Toledo, em Assunção, que ficou em 4º lugar, João Victor Santos de Souza da ECI João Leite Neto, em Nova Olinda, que ficou em 5º lugar.
VENCEDORES DO GRUPO AÇÕES AFIRMATIVAS – Os outros cinco vencedores foram para Ações Afirmativas, que incluem estudantes inscritos em cinco grupos (Pessoas Transexuais; Povos Indígenas; Povos Quilombolas, Negros e Pessoas com Deficiência): a estudante Luísa Victória da Silva Lima da ECI Senador Humberto Lucena, em Campina Grande, foi a vencedora entre Pessoas Transexuais; o estudante Natanael Arenauto Galdino dos Santos da Escola Indígena Pedro Poti, em Baia da Traição, foi o vencedor dos Povos Indígenas; a estudante Ana Beatriz Landim de Farias da ECI Maria Soledade Assis Freitas, em Cajazeirinhas, foi a vencedora dos Povos Quilombolas; a estudante Maria Eduarda Farias da Cruz da ECI Irmã Joaquina Sampaio, em Campina Grande, foi a vencedora dos Negros (pardo/preto); e a estudante Sabrina Evilly da Silva Ferreira do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem (CEEEA) Sesquicentenário, em João Pessoa, foi a vencedora de Pessoas com Deficiência. Os cinco estudantes vencedores do Grupo de Ações Afirmativas ficaram em primeiro lugar.
CONCURSO SUPEROU EXPECTATIVAS – Para a gerente Operacional de Educação Fiscal da SEFAZ-PB, Vanedja Cândido Barbosa, “os resultados do Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal em 2025 superaram todas as expectativas. Recebemos 7.649 redações em apenas oito dias de inscrição, um crescimento de quase 50% sobre 2024. No ano passado, havíamos comemorado a marca já impressionante de 5.211 redações, pois Educação Fiscal é um tema que muitas pessoas consideram árido e, mesmo assim, os alunos se empenharam em se inteirar sobre esse tema e descobrir que esse é um assunto fascinante, de importância fundamental para toda a sociedade, o que inclui a eles mesmos,” comentou.

MOTIVO DE ORGULHO DA LOTEP – Para o superintendente da LOTEP-PB, Petrônio Rolim, o apoio da autarquia ao concurso ‘Desafio Nota 1000 de Educação Fiscal’ 2025 “foi motivo de muito orgulho para a Loteria do Estado da Paraíba”.
Segundo Petrônio, a gestão da LOTEP, no Governo João Azevêdo, tem apoiado áreas como cultura, esportes e saúde, “mas também enxergamos na educação uma forma essencial de transformar vidas. Este projeto, que trata do incentivo à redação, além de fortalecer a rede estadual de ensino, possibilitou a oportunidade para que jovens tenham acesso a aulas gratuitas de redação para aumentarem o seu potencial frente aos desafios que a vida acadêmica e profissional futura os aguarda”, frisou.
METADE DOS PREMIADOS SÃO DO SERTÃO – Segundo Vanedja Barbosa, dos dez estudantes premiados, metade deles são do Sertão paraibano. “O empenho veio de todas as regiões do Estado com 211 dos 223 municípios participantes das 16 regiões de ensino do Estado”.
PREPARA PARA REDAÇÃO DO ENEM – “Mais do que concorrer a prêmios, esses alunos puderam se preparar melhor para a redação do Enem e ao mesmo tempo refletir sobre todos os temas atuais e fundamentais, com o tema deste ano “Jogos on-line e responsabilidade social: a arrecadação em prol das políticas públicas” e a importância da educação fiscal no cotidiano de todos. Essa experiência não apenas desenvolve habilidades de escrita e argumentação, mas também forma cidadãos mais conscientes sobre o papel dos recursos públicos. E é muito significativo que, por meio da Lotep, esses recursos retornem à própria população em forma de incentivo à educação e à cidadania. Isso reforça o compromisso que cada investimento público pode ter para gerar transformação real na vida das pessoas”, revelou Vanedja.