Skip to content
  • 28 Novembro 2024

Comissão “Rumo ao Centenário da SEFAZ-PB” avança no levantamento de documentos e de mobílias nas cinco gerências regionais

A Comissão ‘Rumo ao Centenário da SEFAZ-PB’ avaliou na reunião mensal de novembro, realizada nessa última quarta-feira (27), as últimas ações e definiu as últimas atividades de 2024 para a construção do “MEMORIAL DA SEFAZ-PB”, que será montado na nova sede da Fazenda Estadual, no antigo edifício Sede do Paraiban, localizado na Avenida Epitácio Pessoa.

 

Durante a reunião presencial, que foi liderada pela presidente da Comissão ‘Rumo ao Centenário SEFAZ-PB’, a gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT/SEFAZ), Elaine César Carvalho Félix, foram avaliadas as ações realizadas dentro do cronograma da Comissão e definida outras atividades.

 

A professora, pesquisadora e atual Pró-reitora de Extensão da UFPB, Bernardina Freire, que foi contratada junto com o coordenador do Museu Nacional do INSS em João Pessoa, Bertrand Martins, como equipe de consultores e especialistas para orientar a construção do ‘MEMORIAL DA SEFAZ-PB’ e para a escrita do “Livro Comemorativo ao Centenário”, relatou as ações em curso.

 

LEVANTAMENTO DOS ÚLTIMOS 100 ANOS – “As duas estagiárias de História estão em campo fazendo um levantamento dos últimos 100 anos em jornal, de tudo aquilo que já saiu sobre a Secretaria da Fazenda, seus nomes, suas lideranças, seus secretários, enfim, tudo que se disse a respeito da pasta, mas também estamos levantando um acervo físico nas repartições fiscais das cinco regionais da SEFAZ-PB. Agora, por exemplo, vamos partir para Cajazeiras para levantar esse material para que ao final a Comissão escolha aquilo que melhor representará como acervo e história no espaço do Memorial da SEFAZ-PB”, destacou Bernardina Freire.

 

Segundo a consultora do Memorial, o trabalho segue com levantamento de documentos, mobiliários, equipamentos tecnológicos, termos de transmissão de cargo, por exemplo, e de outros documentos que são importantes para contar a história da pasta, como foi o caso de uma lei de 1950, que criou a primeira estrutura orgânica da secretaria.

 

PESQUISA MINUNCIOSA E DETALHADA – “Enfim, o trabalho tem avançado bastante, mas precisamos entender que é uma pesquisa minuciosa, detalhada e que tem um processo diferenciado, pois vasculhar acervos históricos significa olhar documento a documento, depois fazer a edição/seleção. Por exemplo, já estamos fazendo a seleção do mobiliário, outro aspecto também que foi contemplado agora será o olhar para os pontos elétricos da edificação que ficará o espaço do Memorial da SEFAZ para estabeleceremos a parte tecnológica do museu para que a SEFAZ-PB empreenda o processo licitatório”, explicou Bernardina Freire.

 

VISITA AO MUSEU DO REFICE – Ficou definido na última reunião que no mês de dezembro, a equipe de especialistas do Memorial da SEFAZ-PB junto com a presidente da Comissão ‘Rumo ao Centenário SEFAZ-PB’ fará uma visita técnica ao Museu da Fazenda Estadual de Pernambuco, que fica no Recife.

 

Para encerrar o ano de 2024, a Comissão ‘Rumo ao Centenário SEFAZ-PB’ deve fazer o levantamento físico dos materiais que estão nas repartições fiscais das cinco gerências regionais da Sefaz-PB, além de iniciar o processo de conservação e identificação do material físico para a restauração.

 

QUEM PARTICIPOU DA REUNIÃO – A reunião mensal de novembro da Comissão ‘Rumo ao Centenário SEFAZ-PB’ contou com a contou com a presença da presidente da Comissão, a gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT/SEFAZ), Elaine César Carvalho Félix e dos auditores fiscais Manoel Paulino (gerente da 4ª Gerência Regional), Miguel Fernandes Lisboa Neto (Gerente Administrativo da SEFAZ-PB), José Lanhas Schmid (Supervisor da Central de Monitoramento e Investigação da GOFMT) e da Coordenadora e consultora do Memorial da SEFAZ-PB, Bernardina Freire, a professora, pesquisadora e atual Pró-reitora de Extensão da UFPB, Bernardina Freire.

 

CAMPANHA ‘RUMO AO CENTENÁRIO SEFAZ-PB’ – Além dos servidores da ativa, os aposentados, pensionistas e à sociedade paraibana também estão convidados para participar da campanha ‘RUMO AO CENTENÁRIO DA SEFAZ-PB’ com envio de material/documental e de imagens sobre a história da SEFAZ-PB. Caso disponham de algum desses itens para compor o acervo.  Para receber fotos e informar o rastreamento de materiais para o acervo, a Comissão disponibilizou um número de telefone com o aplicativo do WhatsApp (83) 99105-2312
Voltar ao topo