Skip to content
  • 26 Setembro 2024

Secretário e Comissão fazem visita às instalações do Espaço Memorial SEFAZ-PB na nova sede

O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, e integrantes da Comissão ‘Rumo ao Centenário SEFAZ-PB’ realizaram, na tarde dessa quinta-feira (25), uma visita ao Espaço Memorial SEFAZ-PB, que será sendo construído junto com a nova sede da Fazenda Estadual, na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa (antiga sede do Paraiban).

 

No Espaço Memorial SEFAZ-PB, que terá mais de 110 metros quadrados e ficará localizado no mesmo pavimento de atendimento ao público no térreo, vai reunir um acervo que contará a história quase centenária da instituição.
 
VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA – O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, afirmou a importância da construção desse novo equipamento que vai promover o resgate da história e a importância e da valorização da memória da pasta quase centenária.

 

“A expectativa é que até junho do próximo ano estaremos inaugurando a nova sede da SEFAZ-PB e também inaugurando o ‘Espaço do Memorial SEFAZ-PB’, além de um livro contando a história dos 100 anos da SEFAZ-PB. Esse novo equipamento 'Memorial SEFAZ-PB' é mais uma prova dos investimentos do Governo da Paraíba para fortalecer a Fazenda Estadual. Não somos apenas uma secretaria estratégica para o Estado por viabilizar financeiramente as ações e as políticas públicas do Estado e em contribuir para o seu desenvolvimento econômico e social, mas também que valoriza a sua história e a sua memória, bem como dos gestores, auditores, servidores fazendários, enfim, de homens e mulheres públicos que construíram essa pasta ao longo dos quase 100 anos. No meio do próximo ano, os paraibanos terão disponível mais um equipamento público para a visitação e o melhor que será conhecer a sua história”, comentou.   

 

CONHECER O ESPAÇO –  Para o Coordenador de Atividade Técnica de Pesquisa do Memorial SEFAZ-PB, Bertrand Martins, que atualmente é também responsável pelo Museu Nacional do INSS, afirmou que a primeira visita serviu mais para conhecer as dimensões das instalações do espaço físico do memorial.

 

 IMAGEM 1 VISITA SEDE MEMORIAL 6

 

CONSTRUIR PLANO MUSEOLÓGICO – “Agora, é sentar com a professora da UFPB, Bernardina Freire, que é a especialista e Coordenadora Geral, para construir um Plano Museológico para esse Memorial, que vai definir, por exemplo, o que será incluído como acervo, trazendo a missão da instituição e os valores da pasta. Esse plano é o primeiro passo antes de fazer qualquer desenho do Espaço. Vamos começar a investigar os materiais históricos tanto os objetos como o documental da história da SEFAZ-PB, além de estudar o funcionamento da pasta para apresentar à Comissão Rumo ao Centenário”, explicou.

 

IMAGEM 1 VISITA SEDE MEMORIAL 4

 

Brennand acrescentou ainda que os recursos que serão utilizados para o Memorial vão depender do trabalho da pesquisa sobre o acervo para poder ter uma construção de uma narrativa coerente com a SEFAZ-PB.

 

IMAGEM 1 VISITA SEDE MEMORIAL 9

 

QUEM PARTICIPOU DA VISITA – Além do secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, e do Coordenador de Atividade Técnica de Pesquisa do Memorial SEFAZ-PB, Bertrand Martins, a visita às instalações do Espaço Memorial SEFAZ-PB contou com a presença da presidente da Comissão ‘Rumo ao Centenário SEFAZ-PB’, Elaine César Carvalho Félix, e também dos auditores fiscais Miguel Lisboa, Zélice Pereira de Morais Junior e Eduardo Cavalcanti de Melo.

 

CAMPANHA RUMO AO CENTENÁRIO SEFAZ-PB’ – Com a necessidade de resgatar a história da Fazenda Estadual, a Comissão ‘Rumo ao Centenário SEFAZ-PB’ lançou no primeiro semestre deste ano a campanha de captação de documentos, fotos, livros, máquinas, equipamentos e mobília que possam resgatar a história da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) em seus quase 100 anos. Os aposentados, pensionistas e à sociedade paraibana também estão convidados para participar dessa campanha de captação, caso disponham de algum desses itens para compor o acervo.

 

IMAGEM NOVA SEDE DE VISITA SETEMBRO 2024 EXTERNA 4

 

CAPTAÇÃO VIA WHATSAPP – Para receber fotos e informar o rastreamento de materiais para o acervo, a Comissão disponibilizou um número de telefone com o aplicativo do WhatsApp (83) 99105-2312.

 

Voltar ao topo