• 17 Julho 2024

DISCURSO DE POSSE DE LEONILSON LINS DE LUCENA PARA BIÊNIO 2024-2026

2 DE AGOSTO DE 2024

BOM DIA A TODOS!
Cumprimento V. Exa. Sr. Secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, em nome de quem saúdo os demais membros da mesa, convidados e amigos.

Cumprimento também V. Exa. Sr. Executivo Secretário Executivo de Planejamento o colega auditor, Francisco Petrônio de Oliveira Rolim, em nome de quem saúdo todos os colegas da Secretaria de Estado da Fazenda. Quero iniciar esta fala agradecendo a Deus, o Supremo Arquiteto do Universo, a quem me dirijo em todos os momentos da minha vida, para que eu possa ser instrumento e canal da Tua vontade nos meus pensamentos, atos e palavras e a quem atribuo este momento especial.

Agradeço aos meus pais, (minha mãe in memoriam e meu pai hoje com 90 anos), por terem me ensinado valores e princípios que servem de régua e compasso na minha vida e que me trouxeram até aqui: o espírito de servir ao próximo e o de justiça. Valores e princípios que não foram transmitidos através de palavras vazias, mas vivenciados por meio dos exemplos de vida.

Quero agradecer a minha esposa, Adriana, aos meus filhos, Amanda, Brunna e Leonilson Filho, este último aqui presente representando toda a minha família, pelo apoio e incentivo que sempre me deram nesta trajetória de trabalho, além da compreensão diante da minha ausência nestes anos de dedicação à Secretaria da Fazenda.

Agradeço aos Secretários pela confiança depositada, ao me reconduzirem a mais um biênio como presidente do CRF. Estarei sempre determinado a atender às suas expectativas, pautado na ética, dedicação e muito trabalho.

Quero estender aos conselheiros que estão encerrando seus mandatos os meus agradecimentos. O trabalho de cada um de vocês foi e continuará sendo fundamental para a consecução dos nossos objetivos na aplicação da justiça fiscal.

Não poderia deixar de agradecer também aos nossos Assessores Jurídicos, os Procuradores do Estado: Sérgio Roberto, Francisco Glauberto e Sancha Formiga, pelo excelente trabalho realizado em nossa casa, seja por meio de notáveis pronunciamentos ou pela excelência de seus pareceres, abrilhantando nossas sessões e enriquecendo nossos conhecimentos com valorosas discussões e esclarecimentos.

Agradeço também a toda equipe que trabalha na Secretaria do CRF, pela dedicação e profissionalismo na realização de seus trabalhos, numa rotina incessante, mas estando todos sempre à disposição para ajudar aqueles que procuram o conselho.

Feitos os agradecimentos, aos conselheiros empossados, dou minhas boas-vindas e meus agradecimentos pela disposição em colaborar, pois, como digo na entrevista de seleção, vocês estão se habilitando a um conselho de muito trabalho.

Isto posto, sinto-me extremamente honrado e feliz ao assumir por mais um mandato a presidência do CRF-PB, aliado a um profundo sentimento de responsabilidade. Com essa recondução, considero-me desafiado a aprimorar a qualidade dos julgamentos e agilizar os resultados do contencioso tributário, sempre pautado na ética, transparência e justiça fiscal, desafio esse que acredito estar pronto para enfrentar por ter a plena convicção de que não estarei sozinho, contarei com o apoio de todos os integrantes da equipe e, em especial, dos secretários Marialvo e Bruno, dos quais tenho recebido, até hoje, total autonomia.

Nossa meta será julgar o maior número possível de lançamentos nos próximos dois anos e reduzir o tempo de permanência dos processos no CRF para o fim de alcançarmos, em menor tempo, o objetivo final da Fazenda Estadual, do Contribuinte e da Sociedade Paraibana.

Não posso deixar registrar que as portas do CRF estarão sempre abertas para quem precisar ouvir nossa opinião sobre quaisquer questões que envolvam nossa legislação tributária: colegas auditores, advogados, contadores, pois aqueles que nos procurarem na intenção de sanar suas dúvidas e promover a discussão em questões tributárias serão sempre bem-vindos.

O debate e a discussão são primordiais para o aprimoramento do conhecimento. Buscaremos sempre acertar e estaremos sempre dispostos a aceitar críticas construtivas e fundadas em alicerces jurídicos.
Enfim, assumo hoje com a mesma disposição de quando fui empossado pela primeira vez, porém com experiência e segurança para realizar as mudanças necessárias.

Iniciamos aqui e agora um novo mandato à frente do CRF, na esperança de fazer um grande trabalho com a participação de todos.

Encerro estas breves palavras com três regras de vida e uma frase de Michael Jordan, importante não apenas para o nosso trabalho, mas também para a vida:

Ficam aqui três regras de vida:

1. Se você não for atrás do que quer, nunca vai ter.

2. Se você não perguntar, a resposta vai ser sempre não.

3. Se não der um passo à frente, nunca sairá do lugar.

“Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer”. Michael Jordan 13 de abr. de 2021

A todos, muito obrigado!!!