• 10 Julho 2024

Parceria da SEFAZ-PB e Secretaria de Educação lança concurso de redação “Desafio Nota 1000” com tema de Educação Fiscal

A parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e da Secretaria de Estado da Educação lançou, para este mês de julho, uma nova edição do Projeto do concurso de redação “Desafio Nota 1000” para os estudantes das escolas da rede pública estadual. O tema central será sobre a “Responsabilidade do Estudante na Promoção da Educação Fiscal”, com premiações de Iphones para os cinco primeiros lugares do concurso.

A parceria das pastas da Sefaz-PB e da Educação elegeu a temática de Educação Fiscal como tema central para levar estudantes, futuros líderes e cidadãos, refletirem a importância da administração dos recursos públicos para a sociedade paraibana. O concurso de redação vai possibilitar saber as ideias, percepções e propostas dos estudantes da rede pública estadual sobre como podemos melhorar a gestão dos recursos públicos.

DOIS TEMAS PARA REDAÇÕES – Os estudantes podem escolher um dos dois temas para desenvolver a sua redação: 1º Tema: “A responsabilidade do estudante na promoção da cidadania fiscal: estratégias para conscientização e engajamento da comunidade”. O 2º tema: “Cidadania digital e educação fiscal: o papel do letramento digital na formação de cidadãos que compreendam as questões fiscais em um mundo tecnológico.”

QUEM PODE PARTICIPAR – Podem se inscrever alunos matriculados e frequentando regularmente as turmas da 1ª, 2ª, 3ª séries do Ensino Médio das Escolas públicas estaduais, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em níveis equivalentes ao Ensino Médio. Os professores orientarão e ajudarão os alunos na produção e avaliação dos textos. Não há limite de participação de alunos por escola. Para participar, os estudantes devem enviar suas redações pelo formulário online disponível no link  bit.ly/EnviosDN100

CONCURSO VAI ESTIMULAR CONSCIENTIZAÇÃO – A gerente operacional de Educação Fiscal da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Sefaz-PB, Vanedja Cândido Barbosa, informou que “o concurso ‘Desafio Nota 1000’, promovido pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), é uma iniciativa fundamental para a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual. Neste mês de julho, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), em parceria com a Educação, promove o tema: ‘Responsabilidade do Estudante na Promoção da Educação Fiscal’. Assim, o concurso incentivará os jovens a refletirem sobre a importância da conscientização fiscal e da participação essencial dos estudantes nesse processo de engajamento da sociedade”.

PREPARA PARA ENEM E CIDADANIA – Segundo Vanedja, “além de preparar os alunos para a redação do ENEM, o Desafio Nota 1000 desenvolve nos estudantes habilidades críticas e argumentativas, essenciais para a vida acadêmica, profissional e cidadã. Além de reconhecer o esforço dos que se destacam. A participação dos professores como orientadores fortalece o vínculo educacional, enriquece o processo de aprendizagem e engaja mais agentes nessa luta em prol da conscientização da comunidade acerca de um tema tão importante”, frisou.

DOAÇÃO DA RECEITA FEDERAL – A gerente operacional de Educação Fiscal acrescentou que “a Receita Federal teve participação fundamental ao doar os cinco iPhones, que serão entregues na premiação. A boa ironia é que os aparelhos foram apreendidos por sonegação fiscal, mas, agora, servirão, dentre outras coisas, ao propósito da educação da sociedade contra a sonegação”, comentou.