• 21 Maio 2024

Secretários da SEFAZ-PB e executivo da Parceria Público-Privada debatem as “Políticas Econômicas Nacionais e o Impacto na Paraíba” nesta quarta-feira (22)

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, e o secretário executivo de Parceria Público-Privada, Petrônio Rolim, vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), participam do debate com empresários do LIDE Paraíba, nesta quarta-feira (22), sobre o tema “Políticas Econômicas Nacionais e o Impacto na Paraíba”.

O evento ‘Business Lunch’ (almoço de negócios), que acontece às 11h no Ville des Plantes, no Jardim Oceania, em João Pessoa, promovido pelo LIDE Paraíba, além dos dois gestores públicos do Estado, reunirá ainda no debate a doutora em Economia, consultora, colunista da Conjuntura Econômica/IBRE-Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Millenium, Cristiane Alkmin, e o Procurador do Ministério Público de Contas, Bradson Camelo, que é mestre em Políticas Públicas e Cientista de Dados pela Universidade de Chicago.

APRESENTAR AVANÇOS DO ESTADO – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, revelou que, durante o debate com o segmento empresarial do LIDE, vai apresentar os avanços  da Paraíba na gestão João Azevêdo em diversas áreas como, por exemplo, na economia e no ambiente de negócios; na gestão fiscal do Estado; na infraestrutura e segmento turística; no setor de saúde e na política de assistência social. “Enfim, o evento será uma oportunidade para mostrar aos empresários do LIDE Paraíba os avanços do Estado nos últimos cinco anos em diversas áreas, inclusive nos tornado referência para outros Estados, como é o caso na gestão fiscal”, frisou.

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA – O secretário executivo Público-Privada, Petrônio Rolim, adiantou que o foco de sua fala no debate com os empresários do LIDE será o Programa da Parceria Público-Privada. “Teremos a oportunidade de apresentar de forma mais detalhada as ações desenvolvidas pela Secretaria Executiva da Parceria Público-Privada do Estado da Paraíba para esse grupo de empresários, pois este programa nasce em função da necessidade de promovermos o desenvolvimento econômico do Estado, por meio da atração de investimentos privados para melhorar e requalificar os serviços e equipamentos públicos prestados pelo Estado dentro do viés da modernização/inovação” apontou Petrônio, acrescentando que em sua fala vai detalhar ainda o marco regulatório, que foi construído em 2008, para dar segurança aos investimentos dos empresários dentro dessa parceria.

EVENTO VAI FOMENTAR INTERAÇÃO –  O presidente do LIDE Paraíba, Gabriel Galvão, afirmou que é "com grande satisfação que confirmamos a participação dos Secretários Marialvo Laureano (Fazenda) e Petrônio Rolim (Planejamento e Gestão) no nosso evento, que discutirá as perspectivas da economia paraibana. Este encontro é uma oportunidade única para fomentar a interação entre a iniciativa privada e os representantes do poder público, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias e a elaboração de estratégias que impulsionem o crescimento econômico do nosso estado”, comentou.

Segundo Gabriel Galvão, “a presença dos gestores públicos é fundamental para que possamos alinhar os interesses e esforços de ambos os setores. Estamos comprometidos em promover um diálogo aberto e produtivo, onde as necessidades e desafios enfrentados pelo setor público possam ser compreendidos e endereçados com a colaboração da iniciativa privada, e vice-versa. Acreditamos que, ao trabalhar juntos, podemos identificar oportunidades, superar obstáculos e construir um futuro mais próspero para a Paraíba. Este evento é apenas o início de um esforço contínuo para fortalecer os laços entre os setores público e privado, com o objetivo comum de promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo do nosso estado”, acrescentou.

QUEM É O LIDE – Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com 14 unidades regionais e 14 internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente. Na Paraíba, o LIDE é presidido por Gabriel Galvão, sócio proprietário do Escritório Galvão, Cabral, Pires & Borba Advocacia Corporativa.