Skip to content
  • 18 Outubro 2023

Portal da SEFAZ-PB ganha novo layout com foco em serviços e informações

Nesta quarta-feira (18), o portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) ganhou um novo layout centrado nos principais serviços e informações e, ao mesmo tempo, padronizado e alinhado, inclusive nas cores, à estratégia de comunicação dos demais órgãos do Governo do Estado.

 

Para os contribuintes, contadores e cidadãos que diariamente acessam o portal www.sefaz.pb.gov.br, a ideia foi de gerar mais facilidade para encontrar os serviços e informações disponíveis no portal, inclusive no uso das cores.  O novo layout tem predomínio das tonalidades da cor azul com o fundo branco. Houve ainda a inserção do recurso de botões para os principais serviços e o uso de quadros bem definidos para os demais serviços, informações e seções. 
 
PRINCIPAL MUDANÇA    Uma das principais mudanças na nova identidade visual foi nos 12 serviços e informações mais acessados no portal. Eles foram deslocados para uma barra horizontal superior da página inicial, em forma de botões e com a respectiva identidade, permitindo que o internauta encontre com mais facilidade os serviços, informações e consultas mais buscados como, por exemplo, ‘Contatos Sefaz’, ‘IPVA’, ‘ITCD’, ‘SEFAZ Virtual’, ‘Denúncia’, ‘e-Processo’ e ‘DT-e’, 'Diário Oficial', dentre outros.
 

IMAGEM NOVO PORTAL Botes OK valendo

 

DESTAQUES PARA CIDADÃO E EMPRESA  As áreas de serviços destinados ao “Cidadão” e à “Empresa”, que já eram oferecidos pelo portal, ganharam mais visibilidade e destaque na página principal. Eles foram para a parte inferior do portal, logo após a seção de Notícias, que permaneceu com a respectiva imagem de cada notícia em movimento. Serviços para o ‘Cidadão” como, por exemplo, 'Pagamento de Débito e Crédito de Crédito IPVA'; 'Leilão Veicular'; 'Manual Emissão do DAR' e os serviços para 'Empresa' como o 'Cadastro de Contribuintes'; a 'Cobrança Automática'; a 'Substituição Tributária'; e os serviços vinculados ao Conselho de Recursos Fiscais (CRC) ficaram mais fáceis de serem encontrados  e acessados, pois os nomes dos serviços estão todos linkados. 
 

Com a proposta de centrar nos serviços, o novo layout inseriu ainda a seção de “Informações e Serviços”, logo abaixo das áreas do “Cidadão” e da “Empresa”. Nela, o internauta vai encontrar as consultas e serviços, por exemplo, das empresas do Simples Nacional, do e-Fisco e dos Índices e Tabelas. 

 
MELHOR RESPONSIVIDADE   A equipe da Sefaz-PB, responsável pelo desenvolvimento do layout, aperfeiçoou a responsividade, ou seja, o portal se adapta a qualquer tamanho de tela seja a convencional do desktop oun os smartphones e nos tablets, que lideram os acessos, garantindo a visualização de todo o conteúdo de forma harmônica em qualquer dispositivo.
 

IMAGEM NOVO PORTAL RESPONSIVO ok

 

LAYOUT QUALIFICA MAIS A COMUNICAÇÃO   Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, a nova identidade visual do portal “vai qualificar mais ainda a comunicação da Sefaz-PB, melhorando a prestação de serviço, via internet, com seu público-alvo: o contribuinte, contador e o cidadão, que demandam cada vez mais serviços à distância pelo portal. Na prática, o novo layout vai permitir que eles encontrem, com mais facilidade, os serviços e informações que buscam no portal. Outra mudança foi padronizar as propriedades digitais alinhadas à estratégia de comunicação dos demais órgãos do governo do Estado”, destacou o secretário.
 
Segundo Marialvo, "o uso das novas tecnologias da informação na Sefaz-PB tem o intuito de melhorar a prestação de serviços à sociedade paraibana, reduzindo deslocamento às repartições fiscais e ampliando o acesso aos serviços via internet, o que constitui e se convencionou chamar de e-governo. Nesse sentido, o novo layout do portal é mais uma etapa da modernização realizada pela pasta, que passará por mudanças substanciais nos próximos quatro anos na área tecnológica com os investimentos do PROFISCO II", frisou.

 

 IMAGEM NOVO PORTAL SERVIOS OK valendo

 

QUASE 300 PONTOS DE ACESSO –  Com quase 300 serviços e informações (pontos de acesso) aos contribuintes, o novo portal tem o objetivo de proporcionar ainda mais agilidade, facilidade e comodidade na navegação, reduzindo cada vez mais o deslocamento dos contribuintes às repartições fiscais com os serviços disponíveis no portal.

 

EQUIPE REALIZADORA – A equipe responsável pelo novo layout do portal da Sefaz-PB é formada por Daniel Amado, gestor da Subgerência de Sistemas para Internet da Sefaz-PB, por Marcelo Pio Chaves, Auditor Fiscal Tributário Estadual, e pela desenvolvedora Lorena Cristina Lima Buriti.  

Voltar ao topo