Nesta quarta-feira (18), o portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) ganhou um novo layout centrado nos principais serviços e informações e, ao mesmo tempo, padronizado e alinhado, inclusive nas cores, à estratégia de comunicação dos demais órgãos do Governo do Estado.
Para os contribuintes, contadores e cidadãos que diariamente acessam o portal www.sefaz.pb.gov.br, a ideia foi de gerar mais facilidade para encontrar os serviços e informações disponíveis no portal, inclusive no uso das cores. O novo layout tem predomínio das tonalidades da cor azul com o fundo branco. Houve ainda a inserção do recurso de botões para os principais serviços e o uso de quadros bem definidos para os demais serviços, informações e seções.
PRINCIPAL MUDANÇA – Uma das principais mudanças na nova identidade visual foi nos 12 serviços e informações mais acessados no portal. Eles foram deslocados para uma barra horizontal superior da página inicial, em forma de botões e com a respectiva identidade, permitindo que o internauta encontre com mais facilidade os serviços, informações e consultas mais buscados como, por exemplo, ‘Contatos Sefaz’, ‘IPVA’, ‘ITCD’, ‘SEFAZ Virtual’, ‘Denúncia’, ‘e-Processo’ e ‘DT-e’, 'Diário Oficial', dentre outros.
![IMAGEM NOVO PORTAL Botes OK valendo](/images/docs/CREF/Permanentes_Imagens/IMAGEM_NOVO_PORTAL_Botes_OK_valendo.jpg)
DESTAQUES PARA CIDADÃO E EMPRESA – As áreas de serviços destinados ao “Cidadão” e à “Empresa”, que já eram oferecidos pelo portal, ganharam mais visibilidade e destaque na página principal. Eles foram para a parte inferior do portal, logo após a seção de Notícias, que permaneceu com a respectiva imagem de cada notícia em movimento. Serviços para o ‘Cidadão” como, por exemplo, 'Pagamento de Débito e Crédito de Crédito IPVA'; 'Leilão Veicular'; 'Manual Emissão do DAR' e os serviços para 'Empresa' como o 'Cadastro de Contribuintes'; a 'Cobrança Automática'; a 'Substituição Tributária'; e os serviços vinculados ao Conselho de Recursos Fiscais (CRC) ficaram mais fáceis de serem encontrados e acessados, pois os nomes dos serviços estão todos linkados.
Com a proposta de centrar nos serviços, o novo layout inseriu ainda a seção de “Informações e Serviços”, logo abaixo das áreas do “Cidadão” e da “Empresa”. Nela, o internauta vai encontrar as consultas e serviços, por exemplo, das empresas do Simples Nacional, do e-Fisco e dos Índices e Tabelas.
MELHOR RESPONSIVIDADE – A equipe da Sefaz-PB, responsável pelo desenvolvimento do layout, aperfeiçoou a responsividade, ou seja, o portal se adapta a qualquer tamanho de tela seja a convencional do desktop oun os smartphones e nos tablets, que lideram os acessos, garantindo a visualização de todo o conteúdo de forma harmônica em qualquer dispositivo.
![IMAGEM NOVO PORTAL RESPONSIVO ok](/images/docs/CREF/Permanentes_Imagens/IMAGEM_NOVO_PORTAL_RESPONSIVO_ok.png)
LAYOUT QUALIFICA MAIS A COMUNICAÇÃO – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, a nova identidade visual do portal “vai qualificar mais ainda a comunicação da Sefaz-PB, melhorando a prestação de serviço, via internet, com seu público-alvo: o contribuinte, contador e o cidadão, que demandam cada vez mais serviços à distância pelo portal. Na prática, o novo layout vai permitir que eles encontrem, com mais facilidade, os serviços e informações que buscam no portal. Outra mudança foi padronizar as propriedades digitais alinhadas à estratégia de comunicação dos demais órgãos do governo do Estado”, destacou o secretário.
Segundo Marialvo, "o uso das novas tecnologias da informação na Sefaz-PB tem o intuito de melhorar a prestação de serviços à sociedade paraibana, reduzindo deslocamento às repartições fiscais e ampliando o acesso aos serviços via internet, o que constitui e se convencionou chamar de e-governo. Nesse sentido, o novo layout do portal é mais uma etapa da modernização realizada pela pasta, que passará por mudanças substanciais nos próximos quatro anos na área tecnológica com os investimentos do PROFISCO II", frisou.
![IMAGEM NOVO PORTAL SERVIOS OK valendo](/images/docs/CREF/Permanentes_Imagens/IMAGEM_NOVO_PORTAL_SERVIOS_OK_valendo.jpg)
QUASE 300 PONTOS DE ACESSO – Com quase 300 serviços e informações (pontos de acesso) aos contribuintes, o novo portal tem o objetivo de proporcionar ainda mais agilidade, facilidade e comodidade na navegação, reduzindo cada vez mais o deslocamento dos contribuintes às repartições fiscais com os serviços disponíveis no portal.
EQUIPE REALIZADORA – A equipe responsável pelo novo layout do portal da Sefaz-PB é formada por Daniel Amado, gestor da Subgerência de Sistemas para Internet da Sefaz-PB, por Marcelo Pio Chaves, Auditor Fiscal Tributário Estadual, e pela desenvolvedora Lorena Cristina Lima Buriti.