Por meio da parceria da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e do Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e desenvolvida por professores e alunos do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), foi lançado, na segunda-feira (25), no auditório da Procuradoria Geral do Estado, em João Pessoa, o game “IPTU Teens”, uma ferramenta tecnológica e lúdica voltada à educação fiscal e ética para crianças e adolescentes.
A solenidade de lançamento contou com as presenças do secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, do Procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, do secretário de Educação do Estado, Antônio Roberto de Araújo Souza, do delegado da Receita Federal do Brasil na Paraíba, Hamilton Sobral Guedes, e da reitora do Unipê, Mariana de Brito Barbosa, além de auditores fiscais, procuradores e gestores das instituições, professores e alunos do alunos e professores do projeto de extensão universitária do Unipê da “Fábrica de Software”, que desenvolveram o jogo.
INICIATIVA RELEVANTE – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, afirmou que o lançamento do jogo digital “IPTU Teens” é mais uma iniciativa relevante na área de educação fiscal para crianças e adolescentes que a SEFAZ-PB junto com o Ministério Público do Estado em parceria com o Unipê firmaram e vão disponibilizar à sociedade.
FORÇA DA PARCERIA – “Ressaltamos mais uma vez a força da parceria junto às universidades. A Sefaz-PB tem ampliado, nesta atual gestão, essas parcerias não apenas com universidades privadas, mas também com as públicas como, por exemplo, a UEPB e a UFPB. Entendemos que esse conhecimento da academia precisa chegar à sociedade e as parcerias, como esse projeto de game, são mais uma forma de integração com a sociedade paraibana. Esse jogo tem como objetivo inicial despertar nas crianças e adolescentes de 9 a 15 anos o exercício da cidadania e da ética. Nos últimos anos, temos sido bombardeados e sobrecarregados com muita desinformação e de crimes, sejam por via da violência ou da corrupção, na sociedade, na mídia e na internet. O lançamento deste game busca juntamente ir nessa contracorrente, pois vai buscar estimular a formação de crianças e adolescentes nas áreas da cidadania, da ética, da justiça, da civilidade e também da busca por justiça fiscal. Com esse game, crianças e adolescentes vão entender de forma lúdica, que não deixa de ser pedagógica, que o imposto arrecadado pelo Estado tem uma finalidade social essencial, pois são com esses recursos que financiamos as chamadas políticas públicas de educação, da saúde e da segurança e todos os serviços que os órgãos públicos prestam à sociedade, sejam nas esferas municipal, estadual ou federal”, argumentou.
![FOTO LANCAMENTO IPTU TEENS 5](/images/docs/CREF/2023_Imagens/Fevereiro/FOTO_LANCAMENTO_IPTU_TEENS_5.JPG)
DISSEMINAR NAS ESCOLAS – Segundo Marialvo, a ideia “é disseminar o game IPTU Teens em todas as escolas, sejam públicas e privadas da Paraíba e quem sabe do País, por se tratar de um projeto inovador. Por isso, me antecipei e conversei, pessoalmente, com a reitora do Unipê para que novos projetos, como este, sejam desenvolvidos em prol da sociedade dentro dessa parceria”, apontou.
O procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Hortêncio Rocha Neto, destacou que o projeto do game é o resultado da união de esforços em prol do bem comum e que a iniciativa contribuirá para a educação e a formação cidadã de crianças e adolescentes.
FORÇA DA PARCERIA – “É sempre muito bom o Ministério Público do Estado participar de ações que contribuem com a sociedade. Além de ser o titular da ação penal, o Ministério Público tem se destacado em sua atribuição de defender os direitos da sociedade e, dentro dessa atribuição, temos procurado parcerias para que, juntos, possamos realizar mais rápido e de forma mais eficiente. O que está sendo lançado neste evento é um exemplo disso: a união do MP, do Estado e da universidade para o desenvolvimento de um jogo, cuja intenção é capacitar pessoas para que possam fazer o controle social para que haja uma melhor prestação dos serviços”, comentou.
A reitora do Unipê, Mariana de Brito Barbosa, disse em sua fala, que “é uma honra participar do lançamento deste projeto enquanto instituição de nível superior” ao cumprir com o papel não apenas do ensino, mas também de extensão com as parcerias firmadas por gerar uma ferramenta tecnológica educacional para formar novos cidadãos mais conscientes e ao mesmo tempo contribuir com a formação dos estudantes de Ciências da Computação.
![FOTO LANCAMENTO IPTU TEENS 7](/images/docs/CREF/2023_Imagens/Fevereiro/FOTO_LANCAMENTO_IPTU_TEENS_7.JPG)
FORMAÇÃO ÉTICA DOS UNIVERSITÁRIOS – “O objetivo do game é muito claro para as crianças e adolescentes, mas quero estender também para a Academia. O desenvolvimento do game também contribuiu com formação dos estudantes do curso de tecnologia com aprendizagens atitudinais que são cruciais também em sua formação como profissional e o olhar humano, pois elas são também importantes no ensino superior como, por exemplo, a educação fiscal, a cidadania, a ética e o respeito aos clientes. Os estudantes de Ciências da Computação estão também numa etapa de formação profissional e sabemos que a ética e a responsabilidade são formações importantes esses profissionais do ensino superior e a Fábrica de Software do Unipê foi o meio utilizado”, declarou a reitora, que destacou o empenho dos 14 alunos e dos professores Wallace e Thiago no desenvolvimento do game e dos idealizadores do projeto, a gestora da ESAT e auditora, Elaine César Carvalho Félix e o promotor de Justiça, Reynaldo Serpa.
FINALIDADE DO TRIBUITO – O delegado da Receita Federal, Hamilton Guedes Sobral, frisou o potencial do jogo para despertar a curiosidade sobre a origem dos recursos necessários para financiar os serviços e obras sociais voltadas às novas gerações desde a infância.
“Começar o game, por meio do IPTU, foi uma excelente escolha. Este tributo está muito presente no dia a dia dos cidadãos nos municípios. Creio que são iniciativas como essa, voltada para a educação fiscal e para a compreensão da importância da arrecadação, que são capazes de ensinar o significado da contribuição de todos os cidadãos para a oferta de um serviço, proporcionando uma aprendizagem significativa”, apontou.
![FOTO LANCAMENTO IPTU TEENS 10](/images/docs/CREF/2023_Imagens/Fevereiro/FOTO_LANCAMENTO_IPTU_TEENS_10.JPG)
EDUCAÇÃO FISCAL É EIXO CENTRAL – Para o secretário de Educação do Estado, Antônio Roberto de Araújo Souza, “a educação fiscal é um eixo central para qualquer política de governo, uma vez que envolve arrecadação. Formar as novas gerações para compreender que a arrecadação dos tributos é fundamental para manter as políticas públicas. Para isso, a Secretaria de Educação tem mantido parcerias com a Sefaz-PB, com o Ministério Público e as universidades para desenvolver soluções para que a educação possa implementar ações pedagógicas voltadas à temática. Uma vez desenvolvido um game com esse, agora é hora de pensar como será a distribuição desse jogo junto às escolas da rede pública estadual nos 223 municípios. Ressalto que o importante é que não apenas o incentivo seja dado, mas que haja também uma recompensa no sentido de engajar professores e alunos das escolas públicas. Essa possibilidade de abordar o IPTU, inicialmente, por estar mais próximo do cidadão do município, abre um leque de oportunidades para que outros games sejam criados abordando o ICMS, que é o mais importante tributo estadual”, sugeriu.
ONDE SURGIU A IDEIA – A gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Fazenda Estadual, Elaine César Carvalho Félix, que é uma das idealizadoras do projeto junto com o promotor de Justiça, Reynaldo Serpa, lembrou que a ideia de construir um game surgiu numa das reuniões da Coordenação Executiva do FPAT-PB (Fórum Paraibano de Administradores Tributários do Estado da Paraíba). Em 2020, o Ministério Público Estadual ministrava o “Projeto IPTU Legal” para as prefeituras municipais e a Sefaz-PB dava continuidade às ações para disseminar conceitos do programa de Educação Fiscal.
![FOTO LANCAMENTO IPTU TEENS 14](/images/docs/CREF/2023_Imagens/Fevereiro/FOTO_LANCAMENTO_IPTU_TEENS_14.JPG)
“Num curto espaço de tempo estávamos numa reunião na Fábrica de Software do Unipê para discutir nossa ideia. Desde nossa primeira reunião, contamos com o entusiasmo do professor Wallace e o engajamento do professor Thiago Rodrigues para superar as dificuldades para que esse game fosse construído, mesmo com o desafio de construir um projeto com alunos extensionistas, que a cada seis meses podiam ou não permanecer na atividade”, frisou.
Contudo, para Elaine, “a melhor forma de combater as desigualdades é construir possibilidades de desenvolver pessoas e essa é a proposta do 'IPTU Teens'. O município é a instância mais próxima do cidadão para um exercício consciente de sua cidadania, lá ele deve ser protagonista de um intervir local para transformação da realidade social à sua volta. O jogo se desenvolve em três cenários distintos: Escola, Praça Pública e Câmara de Vereadores e, foi concebido com a premissa de que cidadania é um conceito de aplicabilidade holística. Através de cenas que retratam o cotidiano da vida em sociedade, questões éticas, ambientais, sociais e de educação fiscal são abordadas num ambiente exploratório, que permite ao jogador ter a compreensão e reflexão da sua tomada de decisão. Em cada fase, o jogador responde a um quiz e complementa seu aprendizado no Mural do Conhecimento”, detalhou.
![FOTOS MOSAICO IPTU TEENS](/images/docs/CREF/2023_Imagens/Fevereiro/FOTOS_MOSAICO_IPTU_TEENS.jpg)
PROPOSTA INTERATIVA E LÚDICA – Para o promotor de Justiça, Reynaldo Serpa, o game IPTU Teens foi pensado desde o primeiro momento como uma proposta interativa e lúdica para trazer conceitos importantes de ética, de cidadania e de educação fiscal para crianças e adolescentes.
“Vivemos hoje em um mundo sem muitas virtudes nas redes sociais e no ambiente virtual em geral. A construção do game, que pode ser acessado por meio de equipamentos móveis como celulares e notebooks, é trazer os conceitos de ética, de cidadania e de educação fiscal para crianças e adolescentes, contribuindo de alguma maneira para uma sociedade melhor e na formação das novas gerações”, frisou.
LINGUAGEM RESPONSIVA – O professor de Ciências da Computação do Unipê, Wallace Sartori Bonfim, o game foi desenvolvido numa linguagem responsiva, podendo ser jogado em computador e em celular e tem como objetivo abordar conceitos de cidadania fiscal em três cenários distintos: escola, praça pública e câmara de vereadores de uma cidade de pequeno porte.
![FOTO LANCAMENTO IPTU TEENS 12](/images/docs/CREF/2023_Imagens/Fevereiro/FOTO_LANCAMENTO_IPTU_TEENS_12.JPG)
“O público alvo da ferramenta são alunos entre nove e 15 anos de idade, que ao jogar tomarão decisões que possibilitaram um agir local, pois o município é a instância mais próxima do cidadão, e um intervir regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo e da vida em sociedade”, explicou o professor Wallace, durante a apresentação do jogo.
GAMEFICAÇÃO – Para Josemilson Elias Lopes, aluno do 6º período de Ciência da Computação do Unipê, que participou de todas as etapas do projeto até o lançamento, a ‘gameficação’, na era de novas tecnologias, é uma ferramenta muito utilizada para potencializar o ensino de crianças e adolescentes.
“Como elas estão muito voltadas para essa área, nada mais interessante que ensinar a educação fiscal com o desenvolvimento de um game voltado à temática. O jogo lida com a recompensa e as crianças têm mais facilidade de aprender coisas novas e o IPTU Teens. Participar de todas as etapas até a finalização foi algo de muito aprendizagem e gratificante”, apontou.