Skip to content
  • 13 Março 2023

13 DE MARÇO: DIA DO AUDITOR FISCAL

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) parabeniza todos os auditores do Estado da Paraíba pela passagem do Dia do Auditor Fiscal, que é comemorado oficialmente nesta segunda-feira, dia 13 de março,   por meio da Lei Estadual 9.664/2012.

 

Para a SEFAZ, o auditor fiscal é, sobretudo, a autoridade pública responsável pela arrecadação, fiscalização e tributação dos impostos estaduais. No Estado da Paraíba, o auditor fiscal é responsável pela arrecadação, fiscalização e a tributação de três impostos estaduais (ICMS, IPVA e ITCD).

 

Na prática, o auditor cumpre papel fundamental também ao garantir e prover as condições para que o Poder Executivo implemente as políticas públicas do Estado (educação, saúde, segurança e infraestrutura, etc), via arrecadação dos tributos estaduais, sendo também um dos indutores da cidadania, por executar a administração tributária do Estado e viabilizar, assim,  os serviços públicos à população. Outro papel do auditor é o de promover a concorrência mais leal no mercado, por meio da ação de fiscalização permanente e cada vez  mais assertiva, por meio de novos sistemas e de tecnologia de ponta.

 

Em mensagem em alusão à data, o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, parabenizou todos os colegas auditores fiscais do Estado da Paraíba e das demais esferas.

 

“Parabenizo a todos os colegas auditores fiscais que têm em seu DNA constante: a probidade, a integridade, o profissionalismo, a legalidade, o respeito ao cidadão e a lealdade com a sua casa de trabalho. Sabemos que o auditor fiscal é a única autoridade competente para constituir o crédito tributário, que é de fundamental importância para toda a sociedade, pois eles são os responsáveis pelos recursos públicos arrecadados, por meio de tributos, sejam municipais, estaduais ou federais. Portanto, o trabalho efetivo do auditor fiscal é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade paraibana e brasileira”, escreveu.
Voltar ao topo