Skip to content
  • 05 Dezembro 2022

ABIN ministra “Curso de Inteligência Aplicada” para auditores da Sefaz-PB

A ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), por meio da Escola de Inteligência (Esint), ministrou, na última semana, o “Curso de Inteligência Aplicada” para auditores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e servidores de outras instituições parceiras, no auditório da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Sefaz-PB, em João Pessoa. 

 

O “Curso de Inteligência Aplicada” foi possibilitado pela parceria da ABIN com a Sefaz-PB e outras instituições como Ministério Público da Paraíba,  Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e a Secretaria de Administração Penitenciária. Cerca de 30 servidores participaram do curso de cinco dias.

 

O curso ministrado por servidores da Esint, encerrado na última sexta-feira (2),  abrangeu no currículo diversas áreas da atividade de inteligência, contemplando matérias como produção do conhecimento, contrainteligência e operações de inteligência.

 

FORTALECIMENTO – Para o superintendente Estadual da ABIN na Paraíba, Alexandre Carreira, “a atividade de inteligência tem sido fator preponderante na melhoria da atuação dos órgãos públicos fiscalizadores. Com a Sefaz-PB, isso não é diferente. Os secretários da Fazenda Estadual, Marialvo Laureano e Bruno Frade, têm procurado fortalecer a Unidade de Inteligência, de modo a alcançar uma fiscalização tributária mais eficiente”, revelou.

 

Para Carreira, “o Curso de Inteligência Aplicada é o primeiro passo para iniciar o desenvolvimento dos servidores na área. Além de promover a qualificação dos participantes, o curso também representa um momento único de interação entre os representantes dos sete órgãos envolvidos”, destacou.

 

A Escola de Inteligência (Esint) é responsável pela formação, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de Inteligência da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). Entre suas atribuições também estão a qualificação e o aprimoramento em Inteligência de servidores de órgãos pertencentes ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

 

SECRETÁRIO É HOMENAGEADO – Na abertura do “Curso de Inteligência Aplicada”, o secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, foi homenageado pela Superintendência Estadual da ABIN na Paraíba com uma placa pelos trabalhos de investigação que lograram êxito em operações desenvolvidos na Assessoria Técnica de Inteligência Fiscal da Sefaz-PB, quando esteve à frente da área, com resultados extraordinários ao erário da Paraíba.  

 

FOTO CURSO ABIN HOMENAGEM ok

 

“Essa homenagem da Superintendência da Abin é um reconhecimento do trabalho que realizamos nos anos em que estive à frente da Coordenação  da Inteligência da Sefaz-PB para combater a sonegação fiscal, a improbidade administrativa e os diversos crimes contra a ordem tributária com êxito. No período que coordenamos a área de Inteligência da Sefaz-PB tivemos a oportunidade de ampliar relacionamentos com diversas instituições e desenvolvemos uma série de trabalhos em proteção ao erário, nos sentido de unirmos força nesse propósito, sobretudo com as parcerias que realizamos com o Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Crimes contra a Ordem Tributária e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado; da Polícia Rodoviária Federal (PRF); da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária; do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB); do Tribunal de Contas da União (TCU) e também da própria  Superintendência Estadual da ABIN”, destacou.  
 
Voltar ao topo