Mensagem

EDOCMAN_LOGIN_TO_VIEW_DONNLOAD
  • 06 Maio 2021

Revista COMSEFAZ é lançada com iniciativas em defesa dos Estados e da sociedade

O Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (COMSEFAZ) lançou a Revista Comsefaz, que será mais um canal de comunicação com as Fazendas estaduais e com a sociedade. A Revista digital terá circulação trimestral.

O objetivo da Revista é divulgar as ações, articulações e iniciativas do Comitê em defesa das pautas federativas e de interesse dos Estados e da sociedade, além de oferecer um conteúdo relevante e atual nas áreas de economia, tributação e fiscal, que contribua no debate dos temas importantes para os Estados. O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, é um dos titulares do Conselho Fiscal do Comitê. Atualmente, o presidente do COMSEFAZ é o secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles.

CONTEÚDO DA 1ª EDIÇÃO  – Na primeira edição da Revista COMSEFAZ, os temas e pautas prioritários trabalhados trouxeram um amplo apanhado das ações da atual gestão – contemplando assuntos atuais como a Reforma Tributária, a PEC Emergencial e auxílio-renda, a Lei Kandir, o Novo Fundeb, o equilíbrio fiscal dos Estados e o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

A Revista também presenteou aos leitores com uma entrevista exclusiva com a economista Monica de Bolle, que fez projeções importantes sobre a crise no Brasil. Outro tema abordado são os projetos de pesquisa – em parceria com o BID – encomendados pelo COMSEFAZ para ampliar os debates relativos às principais pautas e desafios da esfera federativa.

COMO ACESSAR A REVISTA – A 1ª edição da Revista COMSEFAZ digital na íntegra pode ser acessada por meio do link https://comsefaz.org.br/?page_id=1844&preview_id=184

O QUE É COMSEFAZ O Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) foi instituído pelo Protocolo de Cooperação Técnica em 28 de setembro de 2012. O objetivo principal é promover a integração e a articulação entre as Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, fortalecendo a gestão fiscal, financeira e tributária das respectivas unidades federativas. Tem por missão promover a integração das Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, e a articulação dos Estados com os demais entes federativos, atuando na defesa dos interesses das Fazendas Estaduais e do fortalecimento da gestão fiscal, financeira e tributária das unidades federativas.

O Comsefaz tem atuado fortemente na discussão e formulação de ideias para uma Reforma Tributária que simplifique e modernize o modelo tributário, contribuindo para um ambiente de negócios que favoreça os investimentos e o crescimento do país. Por meio de seminários, estudos e pesquisas, busca promover o debate, compartilhar experiências e conhecimento e difundir informações de natureza fiscal e tributária, a fim de levar ao aperfeiçoamento federativo fiscal do Brasil. Mais informações sobre o OMSEFAZ no portal https://comsefaz.org.br/