• 10 Maio 2017

Emissão de nota fiscal eletrônica aponta sinais de reaquecimento da atividade econômica na Paraíba no primeiro quadrimestre

Apesar de cenário de retração, as emissões de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de empresas na Paraíba registraram crescimento de 4,58% no acumulado de janeiro a abril deste ano na comparação sobre o mesmo período do ano passado.

No acumulado de quatro meses, foram emitidas 7,125 milhões de NF-e por indústrias e empresas atacadistas/distribuidoras contra 6,812 milhões do ano passado. A expansão das emissões das notas eletrônicas pode ser considerada um dos indicadores ou termômetro de reaquecimento da economia local.

A média mensal no quadrimestre subiu de 1,703 milhão, em 2016, para 1,781 milhão, em 2017. As médias de março (1,985 milhão) e de janeiro (1,829 milhão) têm as maiores emissões neste ano, enquanto abril (1,666 milhão) e de fevereiro (1,642 milhão) as menores emissões. Março registrou o segundo maior volume de emissões na série histórica do indicador na Paraíba, atrás apenas de dezembro. Como o país vive ainda período recessivo da economia traz oscilações nos indicadores econômicos.

Na Paraíba, entre indústrias e atacadistas/distribuidoras, mais de 14,946 mil empresas estão credenciadas, atualmente, pela Receita Estadual para emitir NF-e. Desde janeiro de 2014, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passou a ser emitida por todas as empresas com inscrição estadual na Paraíba em substituição à nota fiscal tradicional (modelo 1, 1-A, ou 4).