• 18 Abril 2017

Volume maior de emissão de nota fiscal eletrônica em março aponta aquecimento da atividade econômica na Paraíba

As emissões de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) registraram o segundo maior volume na série histórica do indicador no mês de março na Paraíba. No último mês, o número de notas eletrônicas autorizadas atingiu 1,985 milhão, alta de 7,87% sobre março de 2016 (1,840 milhão). Quando comparado ao mês de fevereiro, as autorizações de emissões expandiram 20,87%, apontando aquecimento da atividade econômica no mês de março. O maior volume de emissão da série histórica continua sendo o mês de dezembro de 2016.

Março foi também o terceiro mês seguido que o volume de emissões de NF-e foi superior aos meses do ano passado. A expansão das emissões das notas eletrônicas pode ser considerada um dos indicadores do reaquecimento da economia local, pois é concentrada nos setores como indústrias e distribuidoras.

No acumulado do trimestre deste ano, as notas eletrônicas emitidas pelas indústrias e distribuidoras do Estado apresentaram crescimento 6,64% sobre o mesmo período do ano passado, passando de 5,117 milhões de NF-e para 5,457 milhões.

Na Paraíba, entre indústrias e atacadistas, mais de 13,3 mil empresas estão credenciadas pela Receita Estadual para emitir NF-e. A média mensal do trimestre deste ano (1,815 milhão) ficou acima da média de 2016 (1,705 milhão), indicando uma tendência de retomada com impacto na arrecadação do ICMS.