• 19 Julho 2024

SEFAZ-PB avança no novo Sistema de Fluxo de Caixa Automatizado da Secretaria Executiva do Tesouro

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) vai acelerar a modernização do processo de automação da gestão das finanças públicas estaduais. A Secretaria Executiva do Tesouro está na fase de finalização do Sistema de Fluxo de Caixa Automatizado, que será um sistema integrado, on-line e mais ágil para facilitar o controle das receitas e das despesas das finanças do Estado da Paraíba.

O novo sistema, que irá disponibilizar gráficos gerenciais para análises em tempo real das finanças estaduais, será também mais assertivo para a tomada de decisão dos gestores do Estado da Paraíba sobre as políticas públicas, obras e investimentos.

NOVA FERRAMENTA SERÁ MAIS ROBUSTA – Uma das novidades da nova ferramenta é que as informações das receitas e das despesas do Governo serão agrupadas e dispostas a permitir que a gestão estadual atue em um ambiente centralizado e guiado pela automação de dados, além de trazer uma série de novos recursos para que o secretário da Fazenda auxilie o governador com dados e realizar projeções de diversos cenários em tempo real sobre as contas públicas.

O Secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, destacou o trabalho proativo da equipe do Tesouro. “A construção dessa nova ferramenta deixará a SEFAZ-PB com um dos sistemas de gestão financeira mais modernos do Brasil”, frisou.

UMA DAS AÇÕES DO PLANO ESTRATÉGICO – A diretora Executiva de Gestão Financeira do Tesouro da Sefaz-PB, Maria Goreth Figueiredo Martins, que coordena os trabalhos da equipe do Tesouro no desenvolvimento da nova ferramenta, revelou que “o novo sistema está sendo desenvolvida como uma das ações da Secretaria Executiva do Tesouro dentro do Plano Estratégico da SEFAZ-PB 2024-2028.”

IMAGEM MARIA GORETH TESOURO ok-1

TOMADA DE DECISÃO MAIS ASSERTIVA – Segundo a gestora do Tesouro, a ferramenta “vai permitir ao Secretário da Fazenda e ao Governador uma visualização e uma análise mais ampla e robusta das finanças do Estado, trazendo cenários e gráficos com dados relevantes para uma tomada de decisão mais assertiva. Uma das grandes vantagens do sistema automatizado do Fluxo de Caixa será a agilidade em gerar informações atualizadas a qualquer momento. Com isso, o novo sistema ajudará os gestores a tomar decisões mais rápidas e embasadas em dados reais atualizados, com base nas receitas e despesas, o que vai melhorar a eficiência operacional na área do Tesouro Estadual”, apontou Maria Goreth.

PARCERIAS E FINANCIAMENTO DO SISTEMA – O novo sistema de Fluxo de Caixa Automatizado está sendo desenvolvido por técnicos da SEFAZ-PB em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a CODATA (Companhia de Processamento de Dados da Paraíba), com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) via PROFISCO II.

IMAGEM EQUIPE TESOURO AMPLA ok

PREVISÃO DE CONCLUSÃO – A diretora Executiva de Gestão Financeira do Tesouro da Sefaz-PB adiantou que “a previsão é de que até o final deste ano o novo Sistema de Fluxo de Caixa Automatizado esteja em produção. Pretendemos iniciar o ano de 2025 utilizando o novo sistema”, projetou Maria Goreth, que fez elogios expressos ao empenho dos técnicos do Tesouro no desenvolvimento da nova ferramenta.  “É uma equipe que tem muita determinação, dedicação e unidade e costuma enfrentar todos desafios”, declarou.

FOTO SECRETRIO TESOURO MRIO SERGIO 2023

EQUIPE DO TESOURO – Liderada pelo secretário executivo do Tesouro, Mário Sérgio Lins, a equipe está à frente do desenvolvimento do novo Sistema de Fluxo de Caixa Automatizado, é coordenada por Maria Goreth Figueiredo Martins e conta com o apoio dos técnicos Anderson Videres, Egnaldo Almeida e Ana Silene Freire.