• 26 Julho 2018

Micro e pequenas empresas da Paraíba geram 1.354 empregos no primeiro semestre

Mais dinâmicas e flexíveis que as médias e grandes empresas, as micro e pequenas empresas da Paraíba estão com sinais de recuperação mais acentuados para a geração de postos de trabalho nesse cenário de crise econômica. No primeiro semestre deste ano, os pequenos negócios registraram um saldo positivo de 1.354 vagas.

O cenário é bem melhor do que o observado em igual intervalo de 2017, quando os pequenos negócios haviam perdido 622 postos. É o que aponta um levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Dos seis primeiros meses do ano, o saldo foi positivo em cinco deles. Apenas maio, quando estourou a crise dos caminhoneiros, foi o único saldo negativo do semestre (-85), enquanto os meses abril (529) e março registraram os maiores saldos. Os setores do comércio, serviços e da construção civil das micro e pequenas empresas foram responsáveis pelo saldo positivo entre os pequenos negócios.

A nota técnica do Sebrae revela que “mesmo quando diversos setores ainda estavam impactados pela paralisação dos caminhoneiros, o resultado na geração de vagas em junho reforçava o comportamento dos pequenos negócios, que em períodos de crise são os últimos a demitir, e ao retornar à estabilidade, são os primeiros a contratar”.

Dados do país – No país, as pequenas empresas geraram no primeiro semestre quase 13 vezes mais empregos com carteira assinada do que as médias e grandes. Os pequenos negócios abriram 351,6 mil vagas no período, enquanto os de médio e grande porte abriram 27,2 mil.