Skip to content
  • 07 Agosto 2025

Paraíba terá 4º maior crescimento do setor industrial do País, revela projeção do Banco do Brasil

Mesmo em cenário desafiador para os setores produtivos diante do ambiente de juros elevados e das incertezas sobre o comércio internacional, o setor industrial da Paraíba será um dos maiores crescimentos do País neste ano. É o que afirma o último estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, ao projetar expansão de 4,4% em 2025, representando a quarta maior alta entre os Estados do país.

 

O estudo do Banco do Brasil aponta ainda que a expansão da atividade industrial paraibana ficará acima também da média do crescimento da Região Nordeste (2,8%) e do País (1,9%).

 

RANKING NACIONAL – Segundo o ranking divulgado pelo portal Economia Descomplicada, os estados que vão liderar as taxas de crescimento do setor industrial são Mato Grosso (6,6%), Bahia (4,8%), Pará (4,4%), Paraíba (4,4%) e Piauí (4,4%).

 

INDÚSTRIA PUXA PIB – Segundo o Estudo do Banco do Brasil, o setor industrial (4,4%) paraibano ao lado do setor de serviços (7,2%) vai puxar o crescimento do PIB da Paraíba em 2025, que tem projeção de alta de 3,3%.

 

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL – O secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, destacou a colocação da Paraíba entre as maiores taxas de crescimento do País do setor e a política de desenvolvimento para o setor na Paraíba nos últimos anos, via Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (Fain), que tem sido um dos fatores do crescimento econômico e sustentável do Estado.

 

Imagem industria alimentos 2

 

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL – “Atualmente, temos quase 30 mil indústrias ativas cadastradas no Estado, sendo a grande parte de pequeno e médio portes. Contudo, mais do que estatísticas ou números em si, o mais importante tem sido a política de desenvolvimento para o setor industrial do Governo, que tem atraído e prospectando novas indústrias com gestão de incentivos fiscais, financeiros e locacionais com objetivo de melhorar a competitividade do setor industrial paraibano e gerar emprego e renda”, comentou.

 

GESTÃO FISCAL MANTIDA POR SETE ANOS – Para o titular da Fazenda Estadual, outro fator fundamental para a garantia de incentivos e atração de novas indústrias tem sido “a manutenção da gestão fiscal equilibrada do Estado por sete anos consecutivos. Esse fator somado a uma política de desenvolvimento com segurança jurídica para as empresas vem gerando inúmeros frutos na gestão dos dois governos de João Azevêdo. Não é à toa que temos atraído tantas empresas, investimentos e novos negócios em diversos setores, incluindo a indústria”, apontou.
Voltar ao topo