A Escola de Administração Tributária (ESAT) fez a apresentação do Sistema de Planejamento e Acompanhamento Estratégico (SPAE) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), visando acompanhar a execução do Plano Estratégico 2024-2028. A apresentação contou com a presença dos secretários e de gestores da pasta, na Sala de Reunião do Gabinete, no Centro Administrado, nessa última terça-feira (15).
O sistema foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Educação à Distância da Escola de Administração Tributária (ESAT), órgão de ensino, pesquisa e extensão da SEFAZ-PB.
ACOMPANHAR EXECUÇÃO – Com o novo sistema, será possível o Comitê Gestor Estratégico da SEFAZ-PB e os secretários acompanharem de forma online a execução dos diversos planos de ações e das tarefas elaboradas pelos gestores com nas diretrizes do Plano Estratégico.
A gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT), Elaine Carvalho César Félix, revelou que planilhas do Excel não dariam mais conta para acompanhar o volume de ações, prazos e atualizações do Plano Estratégico. Apenas um sistema dinâmico pode atender ao acompanhamento e ao monitoramento da execução dos planos de ação, metas e indicadores.
SISTEMA VOLTADO ÀS DEMANDAS DA SEFAZ-PB – “Fizemos uma pesquisa de mercado e as soluções oferecidas não atendiam as necessidades específicas do serviço público, a partir daí partimos para estimular os técnicos do Núcleo de Educação à Distância da ESAT para desenvolver um sistema próprio que fosse voltado às nossas demandas”, explicou.
EQUIPE PARABENIZADA – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, que esteve na apresentação, parabenizou a equipe da ESAT que pensou e desenvolveu o novo sistema para a pasta, agora voltado para acompanhar o Plano Estratégico.
SERÁ ALIMENTADO PELOS GESTORES – “O interessante é que o novo sistema poderá ser alimentado com todos os planos, tarefas e prazos definidos pelos próprios gestores e auditores da Secretaria da Fazenda com foco na missão da SEFAZ-PB. Os gestores passarão, antes, por um treinamento e logo poderemos acompanhar diariamente o andamento das ações definidas no plano estratégico de forma online”, apontou.

PATENTEADO E PODERÁ SER CEDIDO A OUTROS ÓRGÃOS – Segundo Marialvo, “o novo sistema que foi bem elaborado pela Sefaz-PB será patenteado, mas a tecnologia poderá ser cedida para outras secretarias de outros estados, como temos feito com outros sistemas inovadores desenvolvidos, nos últimos anos, pela pasta a exemplo do Sistema Cacto e do Fluxo de Caixa.
GESTORES SERÃO TREINADOS PARA USÁ-LO – A gestora executiva da ESAT informou que a próxima etapa será fazer um treinamento com todos os gestores para que possam alimentar o novo sistema com as informações dos Planos de Ação específico de cada área. “Teremos também uma aba para o planejamento gerencial, porque nem tudo é estratégico, mas é importante que haja também um acompanhamento dos planos setoriais. Haverá também a implementação no Menu de uma ferramenta para avaliação de maturidade da gestão, da matriz SWOT, ficando apenas para a decisão do Comitê de Gestão Estratégica a concentração de forças para fortalecer ou para melhorar o que precisa ser melhorado”, apontou.

EQUIPE DESENVOLVEDORA – A apresentação do novo sistema digital de acompanhamento do Plano Estratégico, que foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Educação à Distância, Elder de Oliveira Tavares, Daniel Warella Pitsch e Arthur Mendes Genuino, contou com a presença dos secretários da Fazenda, Marialvo Laureano (titular), Bruno Frade (executivo), do diretor executivo de Administração Tributária (DEAT), Rômulo Agra, da gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT), Elaine César Carvalho Félix, do gerente executivo de Fiscalização de Tributos Estaduais (GEFTE), João Elias, do gerente de Planejamento, Abílio Medeiros, da diretora executiva de Gestão Financeira da Secretaria executiva do Tesouro da Sefaz-PB, Maria Goreth; do diretor executiva da Dívida Flutuante da Secretaria Executiva do Tesouro da Sefaz-PB, Gilvan Jalmir de Medeiros, do gerente de Administração da Sefaz-PB, Miguel Lisboa, do gerente executivo de Tributação (GET), Alexandre José, e da auditora da Sefaz-PB, Manuela Marinho.