Skip to content
  • 08 Março 2024

Programa de Formação de Líderes e de Gerenciamento de Equipe da SEFAZ-PB começa na próxima segunda-feira (11)

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) inicia, na próxima segunda-feira (11), o Programa de Formação de Líderes e Gerenciamento de Equipe. O novo programa de capacitação, que é um projeto piloto desenvolvido pela Diretoria executiva de Administração Tributária (DEAT) em parceria com Escola de Administração Tributária (ESAT), integra a ‘Trilha de Aprendizagem Gerencial’, como forma subsidiar o novo modelo de trabalho de fiscalização dos auditores (de estabelecimento e de trânsito).

 

Contudo, o programa tem um público alvo mais amplo: gestores, supervisores e chefes do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) ligados à Diretoria Executiva de Administração Tributária, além dos gestores da Secretaria Executiva da Receita. O objetivo do programa é aprimorar competências técnicas e comportamentais necessárias à liderança e ao gerenciamento de pessoas, desenvolvendo habilidades para orientar e engajar equipes.

 

CARGA HORÁRIA DE 80 HORAS – O programa, que terá 80 horas/aula, será dividido em cinco módulos, acontecerá uma vez por mês, sendo cada um com duração de 16 horas/aula. O primeiro módulo acontece na próxima segunda-feira, 11 de março, e segue até a sexta-feira, dia 15 de março, para duas turmas (A e B). Os outros quatro módulos acontecem nos meses de abril, maio, junho e julho.

 

OBJETIVOS DAS TRILHAS – Segundo as diretrizes do programa, as Trilhas de Aprendizagem terão como objetivos: nivelar conhecimentos e incentivar o compartilhamento do conhecimento tácito, com vistas a agregar qualidade e efetividade aos processos de trabalho do auditor; estimular o autodesenvolvimento a partir da percepção da necessidade de aquisição de novas competências técnicas e comportamentais, promovendo a cultura da aprendizagem; Alinhar, de forma precípua, a oferta de capacitação às diretrizes e aos planos de trabalho definidos pela DEAT.

 

QUEM É O INSTRUTOR – A ministração dos módulos será com o professor Flávio Costa, dos programas de MBA da Fundação Getúlio Vargas. Ele é consultor in company da Fundação Dom Cabral e possui formação acadêmica pela UFRJ e mestrado em Psicologia Organizacional.

 

AMBIENTE DE REGISTROS E VIABILIZAR A TRANSFERÊNCIA – Para a gerente executiva Escola de Administração Tributária (ESAT), Elaine Carvalho César Félix, a adoção do modelo “das Trilhas de Aprendizagem para a Fiscalização de Estabelecimentos e de Mercadorias em Trânsito vai possibilitar a criação de um ambiente de registros dos conhecimentos criados pela Instituição, viabilizando a transferência de conhecimentos a partir de uma perspectiva desenvolvedora devido à organicidade e formato de entrega, o que torna possível a retenção de conhecimentos”.

 

Segundo Elaine, as trilhas “foram reunidas, curadas e cuidadosamente organizadas, visando o realinhamento das ações de capacitação para subsidiar o novo modelo de trabalho da Diretoria executiva de Administração Tributária (DEAT), pois há uma relação de interdependência entre desenvolvimento do auditor, através das competências demonstradas no desempenho de suas tarefas e atividades, e sua contribuição para o alcance dos objetivos perseguidos pela SEFAZ-PB. Esse é um projeto piloto, desenvolvido a partir de estudos de um grupo de servidores da Gerência Executiva de Fiscalização de Tributos Estaduais e da ESAT, subsidiado pela vivência, experiências e observações dos envolvidos com a execução do referido projeto”. 
Voltar ao topo