• 01 Março 2024

Gerência de Fiscalização de Mercadoria em Trânsito da SEFAZ-PB realiza 1ª operação integrada com foco nas rodovias do Brejo

A Gerência Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito e a 2ª Gerência Regional da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) realizaram, na região do Brejo paraibano, a 1ª operação integrada, reunindo os auditores fiscais das subgerências de mercadorias em trânsito de três Gerências Regionais da Fazenda Estadual. A ação fiscal integrada foi coordenada pela 2ª Gerência Regional com apoio das 1ª e 3ª Gerências Regionais e da Polícia Militar.

A operação, que serviu como uma ‘operação piloto’ para as novas atribuições da Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GOFMT), contou com 30 auditores fiscais, que promoveram blitz na região do Brejo, área da 2ª Gerência Regional. As blitz tiveram como alvo as rodovias de Alagoa Grande; Remígio e as localidades de Rua Nova; Posto Fiscal Oscar Visgueiro e de Pirpiri.

BALANÇO DA 1ª OPERAÇÃO INTEGRADA – Durante a operação, as irregularidades mais comuns foram de mercadorias sendo transportadas sem nota fiscal, com apresentação de nota fiscal inidônea e sem manifesto eletrônico de carga. Dentre as cargas mais relevantes estavam materiais de construção, confecções/tecidos e frango vivo para abate.

IMAGEM 1 OPERAO INTEGRADA GOFMT 2024 CAPA OK

MUDANÇAS NA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO – Desde janeiro deste ano, os auditores das subgerências de mercadoria em trânsito, lotados nas cinco gerências regionais da Sefaz-PB, ficaram, agora, subordinadas à Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito. A mudança que traz integração e centralização dos procedimentos, via GOFMT, é mais uma etapa do novo modelo de fiscalização da gerência de trânsito, implantado pela Sefaz-PB, para executar operações fiscais mais amplas e complexas no Estado, que combinam sistemas de tecnologia, monitoramento permanente e integração de equipes de mercadoria em trânsito das cinco regionais da Sefaz-PB.

IMAGEM 1 OPERAO INTEGRADA GOFMT 2024 3 OK

“Com a mudança e a integração das equipes dos auditores fiscais das gerências regionais, será possível utilizar toda a mão de obra do trânsito do Estado para atender as demandas de ações fiscais mais relevantes no Estado”, explica o gerente Operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GOFMT) da Sefaz, Felipe Lauritzen, que resumiu a primeira operação conjunta:

CARÁTER DE APRENDIZAGEM – “A primeira ação fiscal integrada da Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito, chamada de piloto, reunindo auditores fiscais das subgerências de mercadoria em trânsito de três Gerências Regionais, teve mais um caráter de aprendizagem e de integração das equipes. A operação serviu para explicarmos aos colegas auditores sobre como vai funcionar o novo modelo de fiscalização de mercadoria em trânsito no Estado a partir deste ano. Nesse sentido, aproveitamos a operação para delegarmos novas demandas e funções aos auditores das regionais. Por exemplo, agora teremos auditores fiscais responsáveis para fazer a idealização e o mapeamento das ações fiscais; outros responsáveis pela logística da operação e um grupo para fazer o levantamento de dados e estatísticas, com base no novo Sistema de Controle e Acompanhamento de Mercadorias em Trânsito On-line, batizado de ‘Sistema Cacto’. Com o novo sistema, é possível realizar o processamento, o cruzamento e o monitoramento, em tempo real, de documentos fiscais eletrônicos e identificar os veículos nas rodovias e a localização, gerando os alertas necessários para a fiscalização em centros regionais de monitoramento da Sefaz-PB. Esse novo sistema vai marcar a nova era no setor de fiscalização de veículos de cargas em todo o território paraibano,” apontou o gerente.

IMAGEM 1 OPERAO INTEGRADA GOFMT 2024 5 OK

FOCO NA INTEGRAÇÃO – Segundo ainda Felipe Lauritzen, “a palavra de ordem para 2024 na gerência será a integração da GOFMT com os auditores das subgerências de mercadoria em trânsito lotados nas cinco gerências regionais da Sefaz-PB. A nova mudança vai integrar auditores das cinco regionais para ações fiscais mais amplas e relevantes, pois estaremos amparados com o novo sistema Cacto, para que tenhamos resultados mais exitosos, como forma de combater à sonegação e gerar concorrência mais leal no mercado paraibano,” apontou o gerente.