A gestão fiscal do Estado foi destaque no evento que homenageou os “100 Maiores Contribuintes de ICMS Genuinamente Paraibano em 2022”, durante o evento promovido pela Revista Painel Empresarial, que aconteceu na última sexta-feira (26), na casa de Recepção Sonho Doce, em João Pessoa.
A solenidade contou com a presença do governador João Azevêdo, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino, e dos secretários da Fazenda do Estado, Marialvo Laureano e Bruno Frade, e por cerca de 200 empresários dos diversos segmentos da indústria, do comércio e do setor atacadista.
O governador João Azevêdo, que foi homenageado com o “Troféu Mozart Montenegro”, agradeceu a honraria e aos empresários paraibanos que acreditam e investem na Paraíba.
“Nós estamos ajudando a construir um estado cada vez melhor e que cria um ambiente favorável para a atividade produtiva. A nossa gestão tem se destacado pela estabilidade econômica e pela solidez fiscal. Somos o Estado mais competitivo do Nordeste, fomos reconhecidos por três anos consecutivos como o ‘Rating A’ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), bem como temos a maior nota de um ente subnacional ‘rating AA+ pela agência internacional S&P Global Ratings. Implementamos uma série de medidas fiscais para desonerar o setor produtivo e dos contribuintes, por meio de isenções e reduções da carga tributária com a finalidade dessas ações se transformarem em incentivo para melhorar ambiente de negócios, gerar mais emprego e renda e, por consequência melhoria da qualidade de vida da população em função da nossa capacidade de realizar obras e ações na saúde, educação, assistência social, segurança e incentivar os negócios”, frisou o governador.
PARCERIA MAIS FORTE – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, o evento “demonstra a força da parceria do Estado com os setores produtivos que, além de recolherem os impostos, estão gerando emprego e renda na Paraíba. Quando um Estado tem uma gestão fiscal equilibrada traz uma série de benefícios: pagamento de salários e fornecedores em dia, maior capacidade de investimentos com recursos próprios e abertura de linhas de financiamentos para obras e serviços estratégicos e até abre mão de elevação de carga tributária. Isso traz não apenas facilidade para o funcionamento das empresas, mas gera sucesso e estímulo da economia”, explicou.
GESTÃO FISCAL EFICIENTE – Segundo Marialvo, a Paraíba é o único Estado do Nordeste ano que tem “Rating A” por dois anos consecutivos. Ou seja, o Estado tem capacidade e disposição de honrar com as suas obrigações financeiras com os credores e também poder fazer investimentos. “Temos um Estado com o reconhecimento empresarial, por uma série de medidas econômicas benéficas para os setores produtivos que receberam nos últimos anos e abertura de diálogo permanente, mas a decisão do governador de não elevar a alíquota modal do ICMS impactou ainda mais esse reconhecimento. Ou seja, a Paraíba foi na contramão da decisão da maioria dos Estados do País que elevaram a carga tributária. Isso quer dizer que os produtos paraibanos estão mais baratos que em outros Estados, pois não houve elevação da carga tributária e ainda conteve a inflação local”, comentou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, que também foi homenageado com o troféu Mozart Montenegro que reconhece personalidades do Estado que se destacam pelo fomento à atividade econômica, afirmou que o setor lojista da Paraíba continua contribuindo com o crescimento e desenvolvimento do Estado não apenas com o recolhimento do ICMS, mas também com força de gerar e emprego e renda nas diversas regiões.
GOVERNO PARCEIRO – Nivaldo destacou o “olhar” do Governo do Estado e de sua equipe econômica para manter essa parceria em prol do desenvolvimento do Estado. “Temos um Governo atualmente no Estado que olha para a classe empresarial e sempre tem feito parceria com as entidades e empresários”.
MEDIDA MAIS FESTEJADA – Ele considerou a manutenção da alíquota modal do ICMS em 2023 pelo Governo “como uma das medidas mais importantes e festejadas” pelo setor empresarial este ano.
“Enquanto 17 Estados elevaram o ICMS modal, o Governo da Paraíba manteve inalterada a alíquota do ICMS em 2023, por isso parabenizamos o governador e a equipe econômica do Governo da Paraíba por estarem conduzindo com tanto zelo as finanças do Estado”, comentou.
SUPERMERCADOS LIDERAM – O presidente da Associação Paraibana de Supermercados (ASPB), Cícero Bernardo, destacou, além do caráter arrecadador do segmento e do maior número de participantes entre os 100 maiores Contribuintes de ICMS Genuinamente Paraibano, mas também o seu lado “empregador social” entre os segmentos. “Somos o setor que lidera no Estado quando se trata de abertura de vagas para o primeiro emprego dos jovens. A cada dia que se passa temos ampliado essa parceria para continuar contribuindo socialmente com o Estado da Paraíba ao ampliar vagas aos jovens para a primeira experiência no emprego”, revelou Cícero, que destacou ainda que das 100 maiores arrecadações do Estado 16 são de supermercados.
4º MAIOR CONTRIBUINTE – Com quase quatro décadas de mercado e sendo o 4ª maior contribuinte de ICMS em 2022, o Grupo Redepharma continua em expansão de novas lojas não apenas no Estado, mas agora nos Estados vizinhos de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. O proprietário da Redepharma, Neílton Neves, diz que mesmo sendo uma empresa privada “o setor cumpre um papel importante na geração de riqueza, trabalho e renda e, por ser uma empresa genuinamente paraibana, o compromisso é ainda mais forte”, declarou o empresário, que elogiou a postura do Governo da Paraíba no trato com os empresários e no estímulo ao setor produtivo do setor varejista.
A Redepharma já conta com 87 unidades em 19 municípios paraibanos e deve inaugurar a 88ª loja em São Bento, no próximo mês de junho.
O diretor presidente da revista Painel Empresarial, Emanuel Montenegro, que promove o evento, destacou a relevância da homenagem para personalidades de destaque na economia paraibana. “São 44 anos consecutivos dessa festa que homenageia personalidades que têm contribuído com o crescimento econômico de diversos segmentos da Paraíba, reconhecemos o trabalho do governador João Azevêdo e de todos os empresários que enfrentam desafios, mas que geram emprego e renda para os paraibanos”, declarou Emanuel, que entregou 20 “Troféus Mozart Montenegro” a diversas personalidades do Estado e destacou o Grupo São Braz, que liderou o ranking em 2022 dos 100 maiores contribuintes genuinamente paraibanos.
“A capa da Revista Painel de maio é com o saudoso José Carlos da Silva Júnior, fundador do Grupo São Braz, que permanece com uma história de sucesso há 72 anos na Paraíba”, citou.
ATACADISTAS LIDERAM – A edição de maio da Revista Painel trouxe o ranking dos “100 Maiores Contribuintes de ICMS Genuinamente Paraibano em 2022”. Por setor, as empresas atacadistas lideram a lista com um total de 35 dos 100 maiores, seguido de perto do varejo com um total de 32 empresas, enquanto o de indústria contempla 16 estabelecimentos. As quatro cidades que mais concentram os contribuintes são: João Pessoa (26 delas); Campina Grande (16) enquanto Cabedelo e Sousa ficam empatados com oito empresas cada uma.
10 MAIORES CONTRIBUINTES DO ICMS GENUINAMENTE PARAIBANO EM 2022
1.Grupo São Braz S.A. (João Pessoa)
2.Grupo Nordece/Nordil (João Pessoa)
3. N Claudino & CIA LTDA (Cajazeiras)
4. Grupo Redepharma (Campina Grande)
5. Grupo Bemais (João Pessoa)
6. Grupo Farias (Supermercados) (João Pessoa)
7. Pau Brasil Distribuidora de Bebidas (Sousa)
8. Elizabeth Porcelanato S/A (Conde)
9. Japungu Agroindustrial (Santa Rita)
10. Grupo Almeida (Esperança)