• 22 Julho 2022

DISCURSO DE POSSE DE LEONILSON LINS DE LUCENA NO CONSELHO DE RECURSOS FISCAIS - BIÊNIO 2022-2024

BOM DIA A TODOS!

Cumprimento V. Exa. Sr. Secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, em nome de quem, saúdo todos os colegas da Secretaria de Estado da Fazenda, demais membros da mesa, convidados e amigos.

Cumprimento também, V. Exa. Sr. Secretário Executivo de Estado da Fazenda, o colega, Bruno Frade.

Sinto-me extremamente honrado e feliz ao assumir por mais um mandato a presidência do CRF-PB.

Agradeço primeiramente a Deus por este momento.

Mesmo não estando presente, quero agradecer a minha família, à minha esposa, Adriana, aos meus filhos, Amanda, Brunna e Leonilson Filho, pelo apoio e incentivo que sempre me deram nesta trajetória de trabalho, além da compreensão diante da minha ausência nestes anos de dedicação à Secretaria da Fazenda.

Agradeço ao Secretário Marialvo pela confiança depositada em mim, em primeiro momento, por ter me indicado para assumir o cargo de Presidente do CRF no biênio 2020-2022 e novamente para o biênio 2022-2024. Espero atender suas expectativas pautado na ética, dedicação e muito trabalho.

Meus sinceros agradecimentos aos ex-conselheiros, Petronio Rodrigues Lima, Leonardo do Egito Pessoa, Thais Guimarães Teixeira e Aderaldo Gonçalves do Nascimento Júnior, que muito colaboraram para o meu crescimento pessoal e profissional, além do crescimento da instituição, e aos conselheiros reconduzidos Sidney Waltson Fagundes da Silva, Paulo Eduardo de Figueiredo Chacon, representantes da Secretaria de Estado da Fazenda, e a Maira Catão da Cunha Cavalcanti Simões e Larissa Meneses de Almeida, representantes da FECOMÉRCIO e FIEP respectivamente, pelo empenho, compromisso e dedicação, que fizeram a diferença na construção de um colegiado no qual a aplicação da justiça fiscal é o que nos norteia, abrilhantando nossas sessões de julgamento com decisões bem fundamentadas, primando sempre pela aplicação dos princípios que regem nosso Processo Administrativo Tributário.

Ao mesmo tempo agradeço a todos os colegas auditores, bem como ao pessoal de apoio que, direta ou indiretamente, contribuíram para alcançarmos os resultados positivos obtidos no biênio 2020-2022.

Não poderia deixar de agradecer também aos nossos Assessores Jurídicos, os Procuradores do Estado: Sérgio Roberto, Francisco Glauberto e Sancha Formiga, pelo excelente trabalho realizado em nossa casa, seja por meio de notáveis pronunciamentos ou pela excelência de seus pareceres, abrilhantando nossas sessões e enriquecendo nossos conhecimentos com valorosas discussões e esclarecimentos.

Agradeço também ao nosso Secretário do CRF, José João, e porque não falar Joãozinho, como ele é mais conhecido, pela dedicação e profissionalismo na realização de seus trabalhos. É um servidor que merece aplausos pelos seus mais de 35 anos de serviço prestados nesta secretaria sem nunca perder a motivação, a presteza e atenção que tem por todos que comparecem ao CRF. Não posso esquecer a servidora Gorete Frazão e demais servidores do CRF pelo trabalho e aplicação com o qual se juntam a João, a fim de cumprir com êxito todas as atribuições relacionadas a secretaria do conselho.

Meu agradeço especial, ao colega José Erielson, Chefe de Gabinete do Secretário, suplente deste colegiado, gestor do PAT e mais importante de tudo, um grande mestre e amigo. Não consigo estimar as vezes que o procurei para resolver assuntos diversos ligados ao CRF, para sanar dúvidas e pedir aconselhamento na execução dos trabalhos. Sempre o encontro disponível a ajudar, apesar das múltiplas funções que exerce na SEFAZ.

Ademais, sinto-me extremamente honrado e feliz ao assumir, pelo segundo biênio, o cargo de Presidente do CRF-PB. Assumo com mais entusiasmo do que assumi pela primeira vez. Naquela ocasião vivíamos um período bastante delicado e não tinha dimensão do desafio que iriamos enfrentar. Hoje, tendo vivenciado o primeiro biênio, falo com bastante segurança que as atribuições do cargo e a necessidade de estar sempre estudando e debatendo matérias relacionadas ao trabalho que realizei por toda minha vida profissional me encantaram, daí a motivação para tanta entrega e zelo, na busca insistente de acertar mais e errar menos, pois, tudo na vida, mesmo as pequenas coisas, tornam-se grandes quando realizadas com dedicação, alegria e amor.

Um ciclo de trabalho termina e um novo se inicia. Tenho ciência do desafio que será manter a excelência das gestões que me antecederam. Seremos a fidelidade inabalável à ética, como forma de conquistar o respeito à nossa composição, exercendo vigilância constante na aplicação da justiça fiscal, promovendo a organização administrativa e a constante busca pela modernização, para proporcionar eficiência e eficácia nos julgamentos dos processos e atendimento aos anseios da sociedade.

Quero, por fim, parabenizar todos os recém-nomeados, dar as boas vindas aos novos conselheiros: Heitor Collett, Lindemberg Roberto de Lima, José Valdemir da Silva e Eduardo Silveira Frade, convidá-los a, durante os próximos dois anos, assumirmos o compromisso de primarmos por um trabalho pautado na busca da legalidade, da justiça fiscal, da verdade material, da razoabilidade, da garantia do direito de defesa e do contraditório, a ser conduzido por um bom debate e ricas discussões.

Encerro estas breves palavras com um pensamento de Mahatma Gandhi que representa profundamente o momento que estou vivendo:

“Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você...O mundo exterior reflete o universo interior.”

A todos, muito obrigado!!!