Skip to content
  • 13 Março 2022

Secretários da Fazenda enaltecem relevância do Auditor Fiscal para justiça fiscal e social do Estado

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) parabeniza os auditores tributários do Estado da Paraíba pela passagem do DIA DO AUDITOR FISCAL, que é comemorado oficialmente neste domingo, 13 de março.

 

Instituído pela Lei nº 9.664/2012, o auditor é a autoridade pública constituída responsável pela arrecadação, fiscalização e a tributação dos três impostos estaduais (ICMS, IPVA e ITCD). O auditor fiscal também cumpre um papel vital para o Estado da Paraíba que é o de prover o Poder Executivo de recursos para os investimentos em políticas públicas como educação, saúde, segurança, infraestrutura, obras estruturantes, dentre tantas outras áreas, via arrecadação dos tributos estaduais.

 

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, credita aos colegas auditores fiscais a melhoria tanto das condições de trabalho como os avanços do processo de modernização da gestão fiscal do Estado. “Se temos, hoje, uma Secretaria da Fazenda mais equipada, em processo contínuo de modernização tecnológica tanto para trabalhar ferramentas de monitoramento e fiscalização mais avançados como também para produzir serviços que trazem mais comodidade aos contribuintes é fruto do trabalho dos colegas auditores. Eles trabalham diuturnamente para fazer a justiça fiscal e, consequentemente, promovem, por meio da arrecadação, justiça social. Ou seja, a atuação dos auditores fiscais gera apenas mais justiça fiscal ao Estado, mais combate sistemático à sonegação fiscal e à concorrência desleal no mercado, mas também traz crescimento e desenvolvimento econômico e social”, comentou.

 

Marialvo destacou ainda a importância do trabalho do auditor fiscal nos dois anos de pandemia. “Os recursos públicos investidos nas áreas de saúde e na assistência social como, por exemplo, a compra de insumos, aparelhos médicos, contratação de pessoal, ampliação de leitos no período mais crítico da pandemia, além da assistência social à população mais vulnerável, tiveram origem na arrecadação dos tributos. Ao prover o Estado de recursos, por meio do trabalho do auditor, a competente equipe da saúde do Estado teve condições de fazer o enfrentamento necessário à Covid-19”, apontou.

 

Segundo Marialvo, a equipe de auditores da SEFAZ-PB “não é apenas formada de colegas idealizadores colegas que vestem a camisa, mas faz acontecer a justiça fiscal. Que Deus continue abençoando o serviço relevante de vocês à sociedade paraibana como autoridade tributária, conduzido com profissionalismo, seriedade e de integridade”, finalizou.

 

O secretário executivo da Sefaz-PB, Bruno Frade, também destacou a importância do auditor fiscal como agente público nas políticas públicas. “ Todas as ações do governo elas só são possíveis em razão do trabalho  diário que tem por função de buscar esses recursos públicos permitindo que as ações do governo se realizem. É um trabalho cuja essência é tipicamente uma carreira de Estado. Tenho orgulho de ser auditor fiscal e está praticamente há 15 anos servindo ao meu Estado, servindo à sociedade  e percebendo os resultados do nosso trabalho. Quando chegamos a um determinado hospital público aberto e em funcionamento sabemos que ali teve um trabalho do auditor fiscal, quando observamos as novas viaturas sendo entregues e compradas com recursos próprios e o trabalho dos policiais nas ruas, sabemos que somente foi possível a sua realização em razão do trabalho do auditor fiscal, quando a gente vê as políticas sociais como os programas do Governo do Estado como, por exemplo, o “Tá Na Mesa” de distribuição de refeições que o Governo está fazendo diariamente sabe que ali também tem um trabalho do auditor fiscal,  no sentido de buscar esses recursos públicos para realização das ações. Enfim, citei esses exemplos para mostrar a importância do trabalho e o papel central do auditor fiscal como meio de prover o Estado de suas realizações e políticas públicas”, declarou.
Voltar ao topo