1. O  Usuário acessa a funcionalidade Solicitar Associação de Despachante à Importador, através do Menu, conforme Figura 1;


Figura 1: Tela de Menu



  1. O  Sistema exibe formulário para que seja associado o despachante ao importador, conforme  Figura 2.  O botão Consultar, executa a consulta de importador. O botão Anexar, permite ao Usuário anexar a procuração que deve ser assinada digitalmente. O botão Cancelar, exibe Caixa de Entrada. O botão Solicitar, envia a solicitação para Caixa de Entrada do plantonista;


Figura 2: Tela de Solicitação da Associação de Despachante a Importador


2.1 Para o botão Consultar, segue os passos seguintes:

2.1.1 O Usuário escolhe o Tipo de Identificação, e informa seja CPF ou CNPJ;

2.1.2 O Sistema desabilita o botão Consultar , conforme mostra Figura 3;


Figura 3: Tela de Botão Cancelar Desabilitado



2.1.3 O Usuário clica no botão Consultar;

2.1.4 O Sistema exibe pop-up com lista de Despachante/Representantes,conforme Figura 4;


Figura 3: Tela da Lista de Despachante/Representantes



2.1.5 O Usuário seleciona o Despachante ou Representante Legal, e clica no botão Associar.  O botão Cancelar, fecha o pop-up. retornando para a tela, conforme a Figura 3;

2.1.6 O Sistema exibe lista de Despachante ou Representante Legal;

2.1.7 O Usuário seleciona o Despachante ou Representante Legal, que será associado ao Importador, e clica no botão Associar;

2.1.8 O Sistema inclui o despachante na lista, conforme Figura 4;


Figura 4: Tela da Despachante ou Representante incluido



  1. O Usuário informa o Período de Vigência indicando a validação da procuração, e através do botão Anexar, inclui a procuração para a solicitação de associação;
  2. O Sistema inclui a procuração no processo, conforme mostra a Figura 5, e dá ao Usuário as opções de Remover, Assinar e Visualizar;


Figura 5: Tela com documento anexado


4.1 Para o botão Remover, segue os passos:

       4.1.1 O Usuário clica no botão Remover;

       4.1.2 O Sistema retira o arquivo, conforme Figura 6;


Figura 6: Tela com Arquivo Removido



       4.2 Para o botão Assinar, segue os passos:

       4.2.1 O Usuário clica no botão Assinar;

       4.2.2 O Sistema exibe pop-up com assinador digital, conforme mostra Figura 7;


Figura 7: Tela do Assinador Digital



4.2.3 O Usuário clica no botão Assinar;

       4.2.4 O Sistema exibe pop-up com assinador digital, conforme mostra Figura 7;

       4.2.5 O Usuário clica no botão Assinar PDF;

       4.2.6 O Sistema exibe mensagem de confirmação do documento assinado, e libera o botão Solicitar, conforme a Figura 8;


Figura 8: Tela com Mensagem de Sucesso da Assinatura Digital


4.2.7 O Usuário confirma através do botão Ok;

4.2.8 O Sistema fecha o pop-up de mensagem.


4.3 Para o botão Visualizar, segue os passos:

4.3.1 O Usuário clica no botão Visualizar;

4.3.2 O Sistema exibe pop-up, possibilitando ao usuário visualizar o documento anexado, conforme mostra a Figura 9. Para fechar, o usuário clica em qualquer parte da área externa, e retorna a tela principal com os dados ja incluidos.


Figura 9: Tela de Visualização do Documento Anexado




  1. O Sistema após concluído os passos de assinatura digital, conforme explicado no item 4.2, será exibido conforme Figura 10;


Figura 10: Tela de Documento anexado



  1. O Sistema salva os dados e exibe mensagem de sucesso, conforme Figura 11;


Figura 11: Tela de Mensagem






  1. O Usuário clica no botão OK, confirmando a leitura da mensagem.


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Easy CHM and documentation editor