Em fiscalização de rotina no Posto Fiscal do município de Alcantil, na BR 104, auditores fiscais da Receita Estadual apreenderam carga com indicação errada de quantidade de tapetes e de omissão de rolos de tecido no DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). O Danfe indicava apenas que havia 10 mil tapetes na carga, quando o ato da fiscalização encontrou 60 mil deles, enquanto outros 1.150 rolos de tecidos foram identificados na carga sem qualquer documento fiscal.
Segundo auditores fiscais do Posto de Alcantil, pertencente à circunscrição da 3ª Gerência Regional da Receita Estadual, com sede em Campina Grande, as mercadorias apreendidas de forma irregular, oriundos da China, via Porto de Suape, somaram R$ 370.370,00. Após o auto da infração, o valor do ICMS e da multa nos dois produtos somou R$ 100 mil.
Fiscalização intensificada - A Secretaria de Estado da Receita tem intensificado o trabalho de fiscalização nos postos fiscais e também com as equipes de Mercadorias em Trânsito com vistas a combater à sonegação fiscal neste mês de junho, principalmente com foco em circulação de mercadorias sem o recolhimento do ICMS devido ao não emitir os documentos fiscais ou então pela utilização de documentação fiscal inidônea.