• 28 Março 2025

SEFAZ-PB participa do 3º Encontro de Mercadoria de Fiscalização em Trânsito do Nordeste em Natal

Com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e de outros oito Estados do Nordeste, foi realizado o 3º Encontro do Trânsito do Nordeste, na Escola de Governo, em Natal, no Rio Grande do Norte, nos dias 26 e 27 de março, com o tema 'Integração fiscal para o Fortalecimento da Região'.

 

Como a proposta de integrar a Mercadoria de Fiscalização em Trânsito de toda a Região Nordeste partiu da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), que sediou o 2º Encontro no ano passado, a Paraíba deverá ser a sede na Região de um data center, que centralizará os documentos fiscais do Nordeste, servindo de base para os demais estados. Uma das razões da Paraíba liderar a Mercadoria de Fiscalização em Trânsito da Região se deve ao sistema Cacto da Sefaz-PB, plataforma inovadora no País, que integra os dados que permitem o acompanhamento e o monitoramento de veículos de cargas em trânsito no Estado da Paraíba com uso da Big Data e da Inteligência Artificial (IA).

 

RETOMAR DISCUSSÕES – Segundo o gerente operacional de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Filipe Lauritzen de Queiroz, o 3º Encontro teve como objetivo, inicialmente, retomar o debate de como seria o processo de operacionalização da integração das bases e dos sistemas de todas as Secretarias de Fazenda do Nordeste, especialmente a de Mercadoria em Trânsito.

 

ACELERAR AS TIs DOS ESTADOS – “A nossa expectativa, agora, é que ainda neste primeiro semestre possamos acelerar os contatos das Gerências de Tecnologia de Informação (Tis) dos nove estados. Como vamos integrar as bases de documentos fiscais e a Paraíba será a sede do data center da Região, passando a receber os documentos fiscais eletrônicos como, por exemplo, CT-e e MDF-e dos nove estados do Nordeste. Ao mesmo tempo, vamos disponibilizar a principal ferramenta do setor, que é o nosso sistema Cacto, para que os nove estados utilizem. Além disso, os estados que tiverem algum tipo de aplicação inovadora que a gente avalie que pode ser compartilhado por outros estados, como é o caso de um aplicativo de celular e de tablet usado do Rio Grande do Norte, vamos compartilhar uns com os outros, mas cada Estado vai adequar à sua realidade”, apontou.

 

 IMAGEM 3 ENCONTRO TRANSITO NORDESTE 2 OK

 

PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTRO – Nos dois dias do 3º Encontro do Trânsito do Nordeste, houve espaço de diálogo, aprendizado e de troca de experiências. Os participantes conheceram novas práticas bem-sucedidas para a construção de estratégias conjuntas de fiscalização para aprimorar a integração entre as equipes fiscais dos estados nordestinos. A programação incluiu palestras, workshops e grupos de discussão, abordando temas como cooperação interestadual, eficiência no combate à sonegação fiscal e aprimoramento das práticas de fiscalização. Os participantes também realizaram uma visita técnica ao Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), referência no controle de mercadorias em trânsito no Rio Grande do Norte.

 

QUEM PARTICIPOU DA SEFAZ-PB – Além do gerente Filipe Lauritzen, participaram do 3º Encontro do Trânsito do Nordeste por parte da Sefaz-PB, em Natal, o supervisor do Núcleo de Dados, auditor Anderson dos Santos da Silva e o auditor fiscal Pedro Maurílio Bernardino.
 
AVANÇOS COM INTEGRAÇÃO – Os encontros de Mercadoria de Fiscalização em Trânsito da Região têm reunidos os gestores de Mercadoria de Fiscalização em Trânsito dos nove estados da Região para discutir a integração de dados dos nove estados e desenvolver um plano integrado de fiscalização de mercadorias e estimular a eficiência e a troca de experiências no combate à sonegação fiscal. O avanço da fiscalização do trânsito de mercadorias de forma integrada na Região é essencial para prevenir perdas, melhorar os controles e fortalecer a concorrência mais leal do mercado.